Acompanhar animais domésticos poderá ser atividade dos ACS:

O acompanhamento dos animais domésticos será uma nova atividade dos Agentes de Saúde?

O ACS e a saúde dos animais domésticos: Um Projeto de Lei de nº 5400/19, sobre novas atividades dos Agentes Comunitários de Saúde está dando o que falar nas rodas de conversa, páginas e grupos nas redes sociais.

Tudo isso porque o referido PL (Projeto de Lei) pretende incluir entre as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde a identificação e o acompanhamento dos animais domésticos, buscando assegurar a saúde animal.

Primeiramente, devemos saber que a referida proposta em tramitação na Câmara dos Deputados e visa aumentar o leque de ação dos Agentes de Saúde, de maneira a não tratar a questão animal somente no âmbito das endemias, mas também no âmbito preventivo, tendo em vista uma compreensão mais ampla e orgânica da interação entre os homens e os animais.

Sobre a tramitação do projeto

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: camara.leg.br – Agência Câmara Notícias em 14/01/2020 17:54

Enquanto alguns profissionais e populares discordam dessa nova atribuição, outros concordam e dão suas justificativas, como fez a leitora Leilane que comentou que apoia a proposta e gostou da ideia, pois como apoiadora da causa animal, de certa forma já realiza esse trabalho durante suas visitas e completou: Até porque de certa forma a saúde do animal de estimação contribui na saúde da família.

Minha opinião como ACS:

Como sou Agente de Saúde a muitos anos, na minha opinião, essa atribuição seria interessante e não me incomodaria em além de cadastrar a família, incluir também no cadastro os cães, gatos, pássaros e etc. Mas existem algumas questões que devem ser resolvidas:

E você, o que acha desse assunto?
Deixe a sua opinião nos comentário abaixo.

Sair da versão mobile