ACS / ACE Promovem Greve de Preenchimento dos dados do E-SUS

Jornal dos ACS e ACE
Visto 132 vezes des de 19 de fevereiro de 2015.

Sabemos que a maior parte, senão toda verba destinada à saúde pelas prefeituras são vindas do Ministério da Saúde através do Fundo Nacional da Saúde (FNS).

 Como dizem os especialistas no assunto o Sistema Único de Saúde, mais conhecido como SUS seria o maior e melhor programa de saúde do mundo (pelo menos se funcionasse).

 Agora, todo o controle de atendimento feito aos  cidadãos pelo município é realizado através das produções dos profissionais de saúde que são enviadas ao Ministério da Saúde pelo programa É-SUS.

 Sabendo disso milhares de profissionais da saúde de todo Brasil incluindo os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) estão elaborando  uma greve que com certeza fará muito  prefeito que não cumpre as leis ficar de cabelo em pé.
 A intenção é  a seguinte:
 Já que o Ministério da Saúde usa os dados enviados pelo E-SUS para enviar verbas aos municípios pelos atendimentos,  os  Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) que se sentem desvalorizados decidiram não usar mais o sistema do E-SUS para enviar as suas produções.

 Na teoria isso daria muito certo, pois sem os dados dos atendimentos prestados aos cidadãos, logo os Prefeitos vão ter que se explicar ao Ministério da Saúde como estão gastando as verbas destinadas  a esses profissionais.

 Por isso, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE)  estão se organizando através das redes sociais para pôr em prática essa ideia.

 Abaixo segue um dos textos recebidos pela nossa equipe de dos profissionais que estão decididos a por em prática essa ação:

Galera estamos solicitando a todos os ACS do Brasil a orientarem seus lideres em cada município para só entregarem o E-sus quando os seus municípios já estiverem pagando o piso e já tiverem o plano de carreira em andamento, pois esse será nosso trunfo para as negociações nos municípios.

 Pois os gestores precisam deste cadastro e precisam da categoria, mais não querem nos ajudar?
Em tão devemos lutar com nossas armas.
 Peço que repassem essa ideia para todos os colegas de cada cantinho desse Brasil.

Fonte: Facebook.

Se dará certo, nós não sabemos, mas essa com certeza é uma arma que se for bem utilizada fará com que os Prefeitos que não  cumprem as leis pensarem mais um pouco em valorizar os profissionais que realmente trabalham  para que a população seja bem assistida no âmbito do  Sistema Único de Saúde no Brasil.

 E você o que acha?
 Estaria disposto a participar desse movimento para ser mais valorizado pela sua gestão?
 Você acha que essa manobra pode dar certo um dia?
 Deixe seu comentário sobre esse assunto.

Quanto vale essa matéria / post?
Se você gostou, considere fazer uma doação de qualquer valor para ajudar o autor:

Digite o valor que deseja contribuir:
R$ .

>> ENVIAR <<
Após a sua colaboração você poderá baixar um certificado de agradecimento pela sua participação.
#COMPARTILHE:
MAIS:
Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Continua depois da publicidade:
Anúncio: