Jornal dos ACS e ACE

ACS e ACE’s Técnicos em Enfermagem? Que fim deu o PROFAGS?


O Programa de Formação Técnica em Enfermagem para Agentes de Saúde (PROFAGS), provocou muita confusão no incio de 2018, por propor um curso de formação técnica em enfermagem para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias no âmbito do SUS, para o biênio de 2018-2019.

Tudo isso porque, embora o texto da Portaria Nº 83/2018 que Instituía PROFAGS usasse a palavra “OFERTA”, muita gente ficou indignada pois atribuíram (erroneamente) a OBRIGATORIEDADE de adesão à todos os ACS e ACE do brasil.

Muitas pessoas e instituições deram seu parecer positivo e negativo à ideia, mas o fato é que com o tempo o PROFAGS simplesmente desapareceu das mídias e discussões das categorias envolvidas.

Por conta de toda controvérsia que foi gerada na época, uma matéria chamada “Entenda se os Agentes DEVEM ou NÃO fazer o curso Técnico em Enfermagem“, foi publicada aqui mesmo no portal para esclarecer os ACS e ACE sobre o assunto.

Esse post foi publicado agora (mais de um ano após o PROFAGS ser instituído), porque eu sinceramente gostaria muito de saber se algum município aderiu ao programa, e o que aconteceu com os Agentes de Saúde e Agentes de Endemias que realizaram o curso de formação técnica em enfermagem oferecido (se é que existe algum).

Se você fez, conhece quem fez, ou simplesmente gostaria de fazer o PROFAGS, por favor, deixe a sua opinião e/ou experiencia com o programa nos comentários.

Caso você queira mais informações sobre o Programa de Formação Técnica em Enfermagem para Agentes de Saúde (PROFAGS) leia as matérias:

Saiba quantos ACS e ACE o Ministério da Saúde pretende qualificar no seu estado

Entenda se os Agentes DEVEM ou NÃO fazer o curso Técnico em Enfermagem

Recomendados:

Falso agente invade residência e violenta moradora. 

Portal10

Modelos de Cálculos automáticos para Planilhas de classificação de risco: PSE, HA, DIA e etc.

Portal10

Saiba a classificação da sua equipe na 2ª lista do PMAQ

Portal10

DEIXE SEU COMENTÁRIO