CURSO GRÁTIS: Aprenda a adestrar seu cão online

READ IN:
  • PortuguêsPortuguês
  • EnglishEnglish
  • O COMANDO DEITA

    A posição deitada é uma das mais difíceis de se fazer com um cachorro, principalmente se ele estiver na presença de um outro cachorro. A razão disto é que esta é uma posição extremamente submissa na linguagem corporal dos cães. A princípio, somente os cães submissos se deitam ou mostram a barriga na frente de um cachorro mais dominante, portanto pela facilidade ou pela dificuldade do seu cachorro em se deitar sob comando podemos ter uma boa idéia se ele é submisso ou dominante. Mas não é só isso. Um cachorro treinado e extremamente confiante não hesitará em deitar-se sob as ordens de seu dono. Nestes casos a posição deitada não significa mais que o cão é submisso a outro cão, mas que ele confia plenamente na liderança de seu dono e se sente confortável e relaxado ao obedecê-lo.

    Por isso o DEITA também serve para manter o seu cachorro calmo e sob controle em situações em que você assim precise. Use este comando para fazê-lo deitar debaixo da mesa quando sua família estiver comendo, inclusive em restaurantes, para relaxar quando muito excitado, etc.

    Anúncio:
    CURSO GRÁTIS: Aprenda a adestrar seu cão online

    – COMO ENSINAR:

    No início do treinamento é mais fácil se você se ajoelhar ao lado do cão. Assim que ele estiver dominando o comando procure não se abaixar mais ao seu lado.

    Primeiro coloque o seu cachorro sentado usando o comando SENTA. Com a mão esquerda segure a guia por baixo do pescoço dele e faça pressão contínua para baixo. Com a mão direita faça um sinal com o dedo indicador apontando o chão e diga o comando DEITA. Assim que o cachorro tocar a barriga e o peito no chão faça muita festa e pare de fazer pressão na guia. Dê o comando OK para liberá-lo ao final do exercício.

    Se o seu cão for do tipo “duro na queda” não fique tentando ajeitar a guia e não fique dando “soquinhos” na guia para tentar forçá-lo a deitar. Lembre-se, a pressão deve ser contínua. Se você perceber que não vai conseguir colocar o cachorro deitado apenas fazendo pressão na guia, simplesmente puxe as patinhas dele para frente e para baixo, usando a sua mão direita para a pata direita e a esquerda para a pata esquerda (você vai precisar se “debruçar” por cima das costas do cachorro). Você pode até perder o controle, mas nunca a paciência (o cão deve confiar muito em você para que ele possa obedecer sem resistências). Simplesmente diga o comando NÃO e comece tudo outra vez.

    UMA PEQUENA OBSERVAÇÃO: Se o seu cachorro é bravo, você tem medo dele e, para piorar ainda mais, o bicho é grande, peça orientações especiais ao seu treinador e não tente este exercício sozinho.

    – COMO PRATICAR:

    É melhor começar a ensinar o comando DEITA dentro da sua casa, onde o cachorro se sente protegido e relaxado. Quando ele já estiver bem treinado passe a praticar dentro de elevadores, e em lugares calmos na rua. Não é preciso nenhuma situação especial, você mesmo pode criar uma situação para treinar o seu cachorro. Vá andando calmamente com o cão ao seu lado, e dê a seqüência de comandos. ALTO, SENTA e DEITA. Só não se esqueça de antes verificar se o chão não está muito quente.

    Anúncio:

    Deixe a sua avaliação sobre esse post:

    Avaliação do usuário: Seja o primeiro!

    .

    DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Deixe uma Comentário

    Portal10.info
    Logo