CURSO GRÁTIS: Aprenda a adestrar seu cão online

Cursos GRÁTIS Online
Visto 2788 vezes des de 6 de dezembro de 2018.

CURSO GRÁTIS: Aprenda a adestrar seu cão online

Conteúdo: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

O COMANDO NÃO MORDE

O objetivo é ensinar o cachorro, principalmente se ele ainda é filhote, que morder não é permitido e deve parar de fazê-lo imediatamente.

É importantíssimo que se ensine o cachorro a não morder as pessoas desde pequeno. O cachorro se comunica mordendo. Quando filhotes, eles não mordem com força, mas na verdade eles estão testando as pessoas e procurando ver até onde eles podem chegar. A força das dentadas vai aumentando aos poucos e, em um determinado momento de seu amadurecimento emocional, ele passa a acreditar que é mais forte que você e que pode te morder com força. Ele então pode se achar o cachorro dominante da “matilha”, o que é bastante perigoso.

Este treinamento é mais importante ainda se houverem crianças pequenas na família. O cachorro percebe, pelo menor tamanho, pelas brincadeiras, e pela obediência que as crianças têm aos adultos, que elas ocupam uma escala hierárquica inferior ao resto da família. Como conseqüência o cão acha que possue uma chance maior de ser superior a elas. Por isso, este exercício deve ser praticado por todos os membros da família, inclusive as crianças e empregados da casa.

– Como ensinar:

Toda vez que o filhote morder, com força ou de leve, faça pressão para baixo com o polegar (ou qualquer dedo que já esteja dentro da boca do cão) na língua dele e dê o comando NÃO MORDE.

Não é necessário machucá-lo. Use pressão suficiente apenas para causar uma sensação de desconforto na língua do seu filhote.

Solte a boca do cachorrinho quando ele tentar empurrar com a língua o seu dedo para fora da boca. Repita a ação que provocou a mordida e a correção até que o cachorro não morda mais e só então faça festinha, mas sem excitar o cãozinho.

NUNCA use comida como recompensa neste exercício, pois ele aprenderá que se morder ele poderá ganhar um biscoito.

Se você não se sentir confortável em usar esta técnica, use a coleira Gentle Leader ou o enforcador e o comando NÃO como um método de correção. No caso do cachorro ser muito pequeno para usar a coleira como correção, siga as orientações do seu instrutor para corrigir o seu cachorro com a técnica de morder atrás das orelhas.

Uma pequena observação: se o seu cão é bravo, se você tem medo dele e, para piorar ainda mais, o bicho é grande, peça orientações especiais para o seu treinador e não tente este exercício sozinho.

Nunca deixe crianças pequenas juntas do cachorro sem a supervisão de um adulto. Não deixe crianças brincarem de “atiçar” os cachorros para eles morderem. Não aceite nenhum sinal de agressividade do seu cachorro e lembre-se que pequenas situações de mau hábito em filhotes se tornam grandes problemas em cachorros adultos.

– Como praticar:

Experimente segurar os dedinhos do filhote de forma firme, porém gentil. A grande maioria detesta isso e vai tentar morder para se livrar. Aí é só pegar a língua do pequeno e começar a pôr em prática a lição. Pode parecer maldade provocar um filhote desta maneira, mas lembre-se: é melhor praticar numa situação controlada do que lamentar uma bela mordida mais tarde. Também não se esqueça de que se ele aguentar alguns segundos desta provocação, sem mandar os dentes, ele vai ter direito a uma dose dupla de carinhos. Vale o sacrifício.

Pix Portal10

CONTINUE LENDO:

<< VOLTAR | |

.
Tags: ,
#COMPARTILHE:
.

Deixe uma resposta