CURSO GRÁTIS: Aprenda a adestrar seu cão online

Cursos GRÁTIS Online
Visto 2861 vezes des de 6 de dezembro de 2018.

CURSO GRÁTIS: Aprenda a adestrar seu cão online

Conteúdo: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

O COMANDO NÃO

O NÃO é o comando de correção do cachorro. Ou seja, o comando que indica algo negativo para o cão.

Ele é o mais importante da série de comandos de obediência básica, e significa para o cachorro: “PARE DE FAZER O QUE ESTÁ FAZENDO AGORA”. Não importa o que ele estiver fazendo, ele tem que parar imediatamente.

Por ser o comando negativo ele deve ser usado toda vez que uma correção for necessária, como por exemplo quando o cachorro se recusa a obedecer um comando pela primeira vez. Se você deu um comando e o cachorro não obedeceu, corrija-o, dê o comando NÃO e após alguns segundos dê o comando que não foi obedecido novamente.

Além disso, o comando NÃO, combinado ao comando OK, ajuda o cão a ter maior controle da sua ansiedade. Aprendendo a esperar a autorização do dono para fazer alguma coisa, o cão fica menos nervoso e agitado, e mais confiante.

O NÃO também pode ser usado para indicar ações ou lugares proibidos para o cachorro, como por exemplo, se você não quiser que ele suba na cama ou entre em algum cômodo da casa.

– COMO ENSINAR:

Se o seu cachorro é um filhote, ou se ele é muito tímido ou assustado, fique ajoelhado ao lado dele. Se o seu cão já é adulto você pode começar o exercício em pé mesmo. Coloque seu cachorro sentado. Fique perpendicular a ele e segure um pedacinho de biscoito na mão direita. Deixe o cachorro cheirar a mão por alguns segundos e ver um pedaço do biscoito. Assim que ele tentar pegar o biscoito, delicadamente empurre o seu focinho com o punho. Ao mesmo tempo dê o comando NÃO. Repita várias vezes até o cachorro recuar o focinho voluntariamente e então dê o comando OK e libere o pedacinho de biscoito enquando você faz muita festa.

LEMBRE-SE: o cachorro sempre DEVE comer o biscoito ao final de cada exercício, aprendendo a esperar até receber o comando OK, como você deseja.

O CACHORRO TEM SEMPRE QUE TER SUCESSO NOS EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO

No ínicio do aprendizado recompense o “recuo” do cão, mesmo que seja por distração ou por poucos segundos. Na medida em que o cachorro for aprendendo e tornando-se mais eficiente passe a colocar o biscoito no chão e corrija qualquer tentativa dele pegar o biscoito levantando a guia da Gentle Leader, ou dando um leve tranco na guia com o enforcador, enquanto você repete o comando NÃO. Continue evoluindo no comando, pedindo para outras pessoas jogarem o biscoito perto do seu cachorro, ou deixando biscoitos pelo chão enquanto você anda com ele. Procure usar outros objetos e guloseimas além do biscoito.

Não deixe nunca o seu cachorro pegar comida no chão. Sempre que você precisar recompensá-lo pegue o biscoito em suas mãos e só então permita que ele coma.

Use sempre um tom de voz grave e firme, mas sem gritar: a intenção é limitar o som do rosnado do cachorro.

Seja firme e deixe bem claro que você quer que ele pare de fazer o que está fazendo imediatamente. Em situações novas é preciso que você mostre ao cachorro o que ele precisa parar de fazer: quando ele come alguma coisa proibida, é preciso dizer o NÃO e enfiar a mão dentro da boca dele para tirar a coisa de lá. Procure não ter medo, especialmente se ele for um filhotinho.

Se você for firme ele não irá te morder.

Seja consistente: sempre que disser NÃO para o seu cachorro não admita que ele ignore o comando.

– COMO PRATICAR:

O comando NÃO é um dos mais difíceis de serem ensinados ao cachorro. Porque ele pode ser aplicado em várias situações, é normal que o cachorro leve algum tempo até aprender a respeitá-lo.

Se ele estiver cavando o quintal, diga um NÃO bem forte e FAÇA ele parar de cavar. Se o totó começar a implorar comida quando você estiver jantando, dê o comando com firmeza. Se o cão estiver roendo algum objeto que não pode, diga NÃO e troque este objeto por algum brinquedo dele. Quando ele pular em você, diga NÃO e espere ele colocar as quatro patas no chão, então você fará muito carinho no peludo. Toda vez que o cachorro não obedecer a um comando, corrija-o e dê o comando NÃO.

Pix Portal10

CONTINUE LENDO:

<< VOLTAR | |

.
Tags: ,
#COMPARTILHE:
.

Deixe uma resposta