Jornal dos Agentes de Saúde: ACS e ACE

Mais de 52% dos Agentes de Saúde sofrem de depressão por causa da violência

READ IN:
  • PortuguêsPortuguês
  • EnglishEnglish
  • A violência no trabalho sofrida pelos Agentes de Saúde virou matéria da revista Exame.

    A imprensa parece que finalmente resolveu olhar para  os sofrimentos dos Agentes de Saúde.

    A Revista Exame publicou em seu site no último dia 02/04, uma matéria onde informa que a violência no trabalho tem deprimido cerca de 52% dos Agentes de Saúde.

    De acordo com a matéria, vários tipos de violência sofridas durante o trabalho estão provocando depressão nos profissionais das Estratégias de Saúde da Família.

    Foi realizada uma pesquisa com 2.940 integrantes das Estratégias de Saúde da Família no município de São Paulo, e do total de todos os entrevistados cerca de 52,3% sofria de depressão em consequência de violência sofrida durante o exercício do trabalho.

     Na pesquisa realizada, as maiorias das violências que foram detectadas durante o exercício da atividade profissional foram:

    •  Insultos;
    •  Ameaças;
    •  Agressão física;
    •  E o testemunho de violência.

    Ainda de acordo com a matéria, o que expõe os profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESF) a vários tipos de violência durante o trabalho é  o contato íntimo que os mesmos tem com a população.

     Durante as visitas dos Agentes de Saúde à comunidade é onde pode ocorrer os insultos, ameaças e até agressões por parte das pessoas que são atendidas  ou por outros  moradores.

     Além disso também é comum que os Agentes de Saúde presenciem alguma cenas de violência praticada contra terceiros dentro da comunidade em que atuam.

    Fonte: Site da Revista Exame

    Você, já sofreu ou conhece alguém que tenha sofrido alguma dessas violências durante o exercício do seu trabalho? Responda nos comentários abaixo.

    Artigos relacionados

    5 Comentários

    1. Pois é,é muito difícil nos que estamos na ponta e damos a cara a tapa, que levamos a fama de chatos e mau educados qnd temos que dizer não pra alguém! Se não tem consulta é nossa culpa, se o médico falta e não faz a receita é nossa culpa, tudo que nao se resolve é nossa culpa! Isso mexe muito com o psicológico da gente sendo que tem coisas que não depende do ACS

    2. Pois é,é muito difícil nos que estamos na ponta e damos a cara a tapa, que levamos a fama de chatos e mau educados qnd temos que dizer não pra alguém! Se não tem consulta é nossa culpa, se o médico falta e não faz a receita é nossa culpa, tudo que nao se resolve é nossa culpa! Isso mexe muito com o psicológico da gente sendo que tem coisas que não depende do ACS

    3. Estou em tratamento de depressão, tudo por causa da sobrecarga do trabalho, tudo vem em cima de nós ACS e ainda somos desvalorizados.
      Hoje estou afastada do trabalho por causa da depressão.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo