Jornal dos ACS e ACE Saúde e Bem Estar

Um alerta sobre vacina – Para todos os profissionais da saúde

Um alerta sobre vacina - Para todos os profissionais da saúde 1
Esse texto contém um alerta importante sobre vacinas que é direcionado a todos os profissionais que trabalham na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e suas unidades (USF).

Todos nós sabemos que o programa saúde da família busca promover a qualidade de vida da população brasileira, e uma das ações de promoção dessa qualidade de vida é a prevenção à doenças.

Continua depois do anuncio:
NAO GOSTA DE VER ANUNCIOS?

Falando em prevenção à doenças, logo nos vem a cabeça o Programa Nacional de Imunizações (vacinas).

Os Agentes de Saúde, Enfermeiros, Médicos, Técnicos de enfermagem e outros envolvidos nesses programas e estratégia tem o dever de informar a população sobre a importância do programa de imunização, seu calendário, cartão de vacinas, campanhas e etc.

Aqui sei que muitos estarão pensando que já sabem de tudo isso e nada é novidade, mas por favor, continuem lendo que entenderão onde quero chegar.

Mesmo com tantas campanhas sendo amplamente divulgadas ao longo do tempo, Infelizmente algumas famílias não se atentam a importância da vacinação até que surgem alguns problemas como surtos, epidemias, doenças na família e etc…

Depois que o problema ocorre, alguns “responsáveis” que antes haviam decidido por não seguir o calendário vacinal acabam repensando sobre o assunto e tornam-se dispostos a se vacinar e atualizar o cartão de vacina de suas crianças.

É nessa hora tão importante que os “responsáveis”, por estas famílias  acabam tendo receio de ir até a uma unidade de saúde para realizar a atualização das vacinas.

Isso acontece, porque alguns profissionais ao identificarem que doses de vacinas importantes foram ignoradas por algum tempo, ao invés de acolher essa pessoa, acabam por tratá-la com arrogância, brigando, resmungando e até mesmo xingando-os por causa da sua falta de atenção.

Então, uma família que estava disposta a modificar os seus hábitos e finalmente passar a cuidar mais da prevenção, acaba por desistir por vergonha de ser humilhado em público e isso é muito grave.

Então aqui vai o ALERTA:

Mesmo nós (profissionais da saúde), sabendo da importância da imunização e por isso ficarmos indignados com tamanha falta de comprometimento que algumas pessoas possam ter para com a sua saúde e dos seus dependentes, não devemos agir de acordo com nossas emoções.

Devemos ter profissionalismo e compaixão com o próximo, acolhendo e informando de maneira simples e convincente.

Ao invés de: – Noooosssaaaa que irresponsabilidade!

Que tal um: – Que bom que vocês decidiram comparecer…

Um alerta sobre vacina - Para todos os profissionais da saúde 2

Lembre-se de fazer sempre um bom acolhimento.

Pense na saúde da família e principalmente das crianças.

#COMPARTILHE!

SUA AVALIAÇÃO:
13 votos e 5 pts

#COMPARTILHE AGORA

Continua após o anúncio:

Recomendados:

Informações Sobre o novo Curso Técnico dos ACS e ACE e o MITO da unificação

Portal10

Download / Baixar as novas fichas do e-SUS versão atualizada

Portal10

ACS e ACE de todo brasil se preparam para receber reajuste no salário

Portal10

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe uma Opinião