As responsabilidades dos Profissionais de Saúde nas Redes Sociais

As redes sociais são uma maravilha hoje em dia, não é mesmo?
Seja para conversar com amigos, trabalhar, paqueirar e etc, a maioria das pessoas estão lá.

Todos tem o direito de usá-las, mas existem algumas responsabilidades que devem ser observadas.

Continua depois da publicidade:

Fim da Publicidade
NAO GOSTA DE VER ANUNCIOS?
Apoie o Portal
Devemos tomar muito cuidado ao usar essas redes para enviar mensagens, mas nesse post eu vou focar nas responsabilidades dos profissionais da saúde (principalmente os Agentes de Saúde).

Segundo a Lei nº 11.350 em seu Art. 3º O Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal. (Redação dada pela Lei nº 13.595, de 2018)

Note que “ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde“, é uma parte importante dessas atribuições.

Logo, se o Agente de Saúde, envia ou compartilha uma informação com as pessoas, presuma-se que ela seja verdade, pois informar a população é DEVER dos ACS.

Veja um exemplo do que estou tentando dizer:

O Seu vizinho compartilha nas redes sociais uma mensagem que afirma que o chá de uma certa planta cura o câncer.
As pessoas que leem essa mensagem sabem que pode ser verdade, ou NÃO.

Mas se um Profissional da Saúde (ACS, Enfermeiros, Médicos, Técnicos e etc), compartilham a mesma mensagem presume-se que SEJA VERDADE, pois esses profissionais são detentores das informações sobre saúde e tem o dever de propagá-las de maneira correta à população.

Então, assim como qualquer cidadão, o profissional da saúde deve verificar bem a veracidade das informações repassadas à população, seja ela pessoalmente, ou em redes sociais.

Resumindo: Tomem muito cuidado ao espalhar informações sem a certeza de que elas sejam VERDADEIRAS, pois além de prejudicar outras pessoas, você também pode estar se prejudicando profissionalmente.

Espalhe essa mensagem e #COMPARTILHE somente a VERDADE!

#COMPARTILHE


Comente no Portal10

ATENÇÃO:

Esse site informativo depende de você: Colabore com a independência do Portal10 clicando no botão abaixo.
Apoie o Portal
Continua depois da publicidade:

DEIXE SEU COMENTÁRIO