Jornal dos Agentes de Saúde: ACS e ACE

As responsabilidades dos ACS nas Redes Sociais

READ IN:
  • Português
  • English
  • As responsabilidades dos Profissionais de Saúde nas Redes Sociais

    As redes sociais são uma maravilha hoje em dia, não é mesmo?
    Seja para conversar com amigos, trabalhar, paqueirar e etc, a maioria das pessoas estão lá.

    Todos tem o direito de usá-las, mas existem algumas responsabilidades que devem ser observadas.

    Devemos tomar muito cuidado ao usar essas redes para enviar mensagens, mas nesse post eu vou focar nas responsabilidades dos profissionais da saúde (principalmente os Agentes de Saúde).

    Segundo a Lei nº 11.350 em seu Art. 3º O Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal. (Redação dada pela Lei nº 13.595, de 2018)

    Note que “ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde“, é uma parte importante dessas atribuições.

    Logo, se o Agente de Saúde, envia ou compartilha uma informação com as pessoas, presuma-se que ela seja verdade, pois informar a população é DEVER dos ACS.

    Veja um exemplo do que estou tentando dizer:

    O Seu vizinho compartilha nas redes sociais uma mensagem que afirma que o chá de uma certa planta cura o câncer.
    As pessoas que leem essa mensagem sabem que pode ser verdade, ou NÃO.

    Mas se um Profissional da Saúde (ACS, Enfermeiros, Médicos, Técnicos e etc), compartilham a mesma mensagem presume-se que SEJA VERDADE, pois esses profissionais são detentores das informações sobre saúde e tem o dever de propagá-las de maneira correta à população.

    Então, assim como qualquer cidadão, o profissional da saúde deve verificar bem a veracidade das informações repassadas à população, seja ela pessoalmente, ou em redes sociais.

    Resumindo: Tomem muito cuidado ao espalhar informações sem a certeza de que elas sejam VERDADEIRAS, pois além de prejudicar outras pessoas, você também pode estar se prejudicando profissionalmente.

    Espalhe essa mensagem e #COMPARTILHE somente a VERDADE!

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo