Desvendando Boatos

  • Home
  • Desvendando Boatos
Giro solidário: Entenda o golpe.

Em época de crise as pessoas ficam sempre em busca de uma maneira de conseguir uma renda extra e/ou algo para complementar o orçamento mensal, e é aí que mora o perigo. Nessa hora surgem os mais diversos esquemas e formulas que prometem milagrosamente gerar renda fácil aos seus participantes.

O esquema mais famoso mundialmente é o da PIRÂMIDE e seus similares que constitui em uma pessoa recrutar outras para entrar no sistema pagando um determinado valor com a promessa de ter o seu dinheiro multiplicado várias vezes desde que quem entra convença outras pessoas a pagarem para entrar também.

ATENÇÃO: Esse tipo de “esquema” é crime e dá cadeia, pois os últimos a entrarem na pirâmide SEMPRE são lesados e não conseguirão se quer recuperar o dinheiro pago.

Veja a simulação abaixo como é a ilusão e o GOLPE das pirâmides financeiras:

Na simulação acima uma pessoa precisaria de recrutar apenas mais 6 pessoas para participar… Vemos que apenas no 9º nível, os recrutadores deveriam convencer mais de 10 milhões de pessoas a entrarem no esquema para não perder o valor pago, e no 14º nível a pirâmide teria que ser maior do que a população de todo o planeta tornando o esquema impossível de ser concluído e os últimos a entrarem teriam seus pagamentos perdidos e já mais teriam o retorno prometido no golpe.

Mas e os Giros solidários?

Para responder essa pergunta, vamos imaginar uma deliciosa pizza fatiada como é tradicionalmente…

Imagine que essa pizza seja o tal “GIRO SOLIDÁRIO“.

Você nota alguma semelhança com oque estamos falando?

Note que, como no golpe da pirâmide financeira, só ganha quem está no TOPO, e nos GIROS SOLIDÁRIOS só ganha quem está no CENTRO.

Se dividirmos o “GIRO” encontraremos várias PIRÂMIDES FINANCEIRAS escondidas no círculo.

Trata-se do MESMO GOLPE, com a diferença somente da forma geométrica para tentar enganar as pessoas.

Não deixe se iludir com fórmulas e esquemas fáceis de GANHAR DINHEIRO.

FIQUE ATENTO!

#COMPARTILHE

7 de agosto de 2017 / de / no , ,
O whatsapp começará a ser pago a partir de amanhã? [Desvendando boatos]

Depois de mais uma vez o aplicativo Whatsapp ficar fora do ar por algumas horas, não demorou muito para surgirem textos explicativos e boatos sobre o ocorrido.

Dessa vez o texto que começou a ser compartilhado indiscriminadamente na rede social diz que a partir de amanhã o Whatsapp passará a ser pago para quem não compartilhar o tal boato para toda a sua lista de contatos.

Isso deixou muita gente irritada com a quantidade de spam que receberam logo após a disseminação dessa praga digital.

Veja o conteúdo da mensagem abaixo:

Amanhã, às 6 horas eles estão terminando WhatsApp e você tem que pagar para abri-lo, isso é por lei.
Esta mensagem é para informar todos os nossos usuários, nossos servidores foram recentemente muito congestionados, por isso estamos pedindo que você nos ajude a resolver este problema. E Exigimos que nossos usuários ativos enviem esta mensagem para cada uma das pessoas da sua lista de contatos para confirmar nossos usuários ativos que usam o WhatsApp. Se você não enviar esta mensagem para todos os seus contatos, o WhatsApp começará a cobrar. Sua conta permanecerá inativa com a conseqüência de perder todos os seus contatos. Mensagem de Jim Balsamic (CEO da WhatsApp), tivemos um uso excessivo de Nomes de usuário no whatsapp Messenger. Nós Estão a solicitar a todos os utilizadores que Para toda a lista de contatos. Se vocês Não reencaminhar esta mensagem, teremos Como sua conta é inválida e será excluída dentro das próximas 48 horas. Por favor NÃO ignore esta mensagem ou whatsapp Não reconhecerá mais a sua ativação.

Nem precisa ser Expert no assunto para notar que essa mensagem é COMPLETAMENTE FALSA. Além de vários erros de concordância ela é completamente incoerente.

Eu não sei que tipo de pessoa se dispõe a compartilhar uma asneira dessas, mas para quem recebeu de um “amigo”, pode ficar tranquilo que isso tudo não passa de um boato MUITO MAU FEITO por sinal.

Não seja mais um idiota.

Só #COMPARTILHE a VERDADE!

5 de Maio de 2017 / de / no
[CUIDADO] Golpe do ovo de Páscoa no Whatsapp infecta 300 mil brasileiros.

​Golpe no WhatsApp afeta 300 mil brasileiros prometendo ovo de Páscoa grátis

O WhatsApp se transforma em um vetor de ataques digitais cada vez mais usado pelo cibercrime.
Um novo golpe detectado pela empresa de segurança PSafe atingiu 300 mil brasileiros em apenas 24 horas. Para atingir tantas pessoas, bastou prometer um ovo de Páscoa grátis.
Infelizmente, esse tipo de ataque já se tornou comum. A pessoa recebe uma mensagem de alguém conhecido (e possivelmente infectado) com orientações sobre uma suposta promoção; ao clicar no link, o usuário é convidado a preencher um questionário falso, compartilhar o link com amigos e fornecer informações pessoais que possam causar prejuízo financeiro, podendo cadastrar o número de celular em serviços pagos de SMS, ou baixar aplicativos maliciosos que deixam o celular vulnerável.
No caso do golpe do ovo de Páscoa, o golpe envolve a promessa de que as lojas da marca Kopenhagen estão distribuindo um Ovo Língua de Gato para quem participasse da promoção. Obviamente, não é verdade.
O pior problema desse tipo de ataque é que ele alcança rapidamente um público muito grande. São mais de 100 milhões de brasileiros no WhatsApp, e muitos deles não têm familiaridade com tecnologia para perceber quando estão sendo vítimas de um ataque.
A situação piora, porque a mensagem normalmente vem de alguém conhecido, muitas vezes amigo ou parente, então já há uma relação de confiança prévia que facilita ainda mais a infecção. No caso do golpe do Ovo de Páscoa, a mensagem pode incluir até mesmo a mensagem de “acabei de receber o meu” que passa uma pessoalidade que pode enganar os mais inocentes.
Infelizmente, esse tipo de ataque depende muito do bom senso do usuário e experiência que muitos não têm ao lidar com tecnologia. É sempre bom ficar atento com URLs estranhas que chegam com a promessa de alguma recompensa tentadora. Via de regra, empresas não gostam de distribuir gratuitamente seus produtos, especialmente algo tão caro quanto um ovo de Páscoa de uma marca grande e cara, então o desconfiômetro é sempre a melhor pedida.
6 de Abril de 2017 / de / no , ,
Polícia Militar do RJ DESMENTE boato que causou panico na população

Depois do caos que se instalou no Espirito Santo após os familiares de Policiais Militares impedirem os PM’s de saírem de seus quarteis para trabalhar, os boatos de que o mesmo estava marcado para acontecer no Rio de Janeiro deixaram a população apavorada…

O Boato circula em Redes Sociais e até mesmo em um grande jornal do estado que publicou uma mini matéria dizendo: “Por meio de grupos no WhatsApp, parentes de policiais militares do Rio estão organizando um protesto como forma de cobrar o pagamento do 13º salário, do RAS e de metas alcançadas em 2015 devidos aos servidores. Nas trocas de mensagens, eles estão divididos por batalhões“.

Estão circulando vários “prints”, imagens, e textos dizendo que tudo acontecerá´nessa sexta-feira (10), mas a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro usou o seu perfil oficial no Facebook para publicar que os documentos postados nas redes são FALSOS, como você pode conferir abaixo:

São FALSOS esses documentos que estão circulando nas redes sociais. #eboato #falso

#COMPARTILHE somente a Verdade

7 de Fevereiro de 2017 / de / no , ,
Você nunca mais vai comprar creme dental sem antes olhar essas marcas [Desvendando]

Eu não sei até que ponto vai a criatividade do ser humano, mas cada dia que passa eu me surpreendo cada vez mais.

Já a algum tempo anda circulando nas redes sociais (principalmente no Facebook e WhatsApp) uma  mensagem supondo que o significado dos retângulos ou quadrados encontrados na embalagem dos cremes dentais vendidos no mercado seria de suma importância para você escolher qual produto comprar e usar.

Existem até algumas variações nos textos que são compartilhados, mas em sua maioria diz que o significado das cores são:

  • Quadrado PRETO: para um produto contendo apenas substâncias químicas;
  • Quadrado AZUL para produtos que contém substâncias químicas e produtos naturais;
  • Quadrado VERDE para produtos que contém apenas substâncias naturais.

A verdade é que esses quadrados ou retângulos coloridos nas embalagens, não tem nada a ver com a composição dos produtos e são apenas marcas de identificação para que as máquinas possam identificar  com os seus leitores o local exato onde cortar e selar a embalagem.

Infelizmente se você já recebeu e compartilhou essas mensagens pensando se tratar de uma dica para os seus amigos, simplesmente contribuiu para a proliferação de mais uma das milhares de mentiras que circulam pela internet com o intuito de causar pânico ou desconfiança desnecessária a população.

DICA: Agora que você já descobriu a verdade, pode espalhar essa matéria para todos os seus amigos e evitar que eles sejam feitos de bobo ao compartilhar mas essa mentira na internet. 🙂

7 de Janeiro de 2017 / de / no
A ligação que clona seu celular se você atender [Desvendando boatos]

​Essa mensagem é muito antiga, mas voltou a circular nas redes sociais ultimamente. Trata-se de um suposto alerta para que você não atenda a ligação de um determinado número e também não digite um código solicitado por eles.

Quem já recebeu, ficou preocupado e acabou compartilhando essa mensagem com todos os amigos infelizmente só contribuiu para a proliferação de mais uma mensagem falsa que só serve para criar pânico desnecessário na população.

A referida mensagem chega até você com o seguinte conteúdo:

— Início da mensagem —
“Ontem ao entardecer, recebi uma ligação a cobrar. A pessoa identificou-se como sendo da Telefônica dizendo que meu telefone estava com linha cruzada e ela iria consertar. Estranhei a ligação e disse-lhe que a Telefônica não liga a cobrar; ela insistiu para que eu discasse:  21*0211581172839#

    Não disquei e falei pelo 190 com a Polícia.

O policial disse-me que esta é uma ligação do Comando Vermelho , das penitenciárias do Rio de Janeiro e que este número, se acionado, é mais que um clone, é uma extensão de seu telefone.

A partir daí, eles ouvem tudo o que você fala e se for interessante para eles, começam a ameaçar. Isto é sério extremamente perigoso.

Avisem todos os seus familiares, amigos, principalmente os mais idosos, empregadas , adolescentes, enfim, aqueles que, sem maiores preocupações, possam cair nessa conversa..

O próprio policial pediu-me para divulgar. Inclusive, se conhecesse alguém da imprensa, pedir para que eles também divulgassem, pois, infelizmente, o golpe já está fazendo vítimas em várias localidades. Não deixe de repassar esta mensagem. U R G E N T E!!!

Mensagem útil. Repassando .”

— Fim da mensagem —

Infelizmente muitas pessoas caem nessa pegadinha e acabam espalhando essa mentira para todos os amigos causado pânico desnecessário.

DICA: NÃO Compartilhe mentiras, correntes e spam, SÓ COMPARTILHE A VERDADE!

Agora que você já sabe, espalhe essa mensagem para que os seus amigos não sejam feitos de bobo compartilhando mentiras. 🙂

7 de Janeiro de 2017 / de / no
Desvendando as mensagens do Feijão Contaminado

Em virtude dos boatos que estão rolando nas redes sociais sobre o tal feijão que está contaminado e matando pessoas:

Já expliquei para várias pessoas e pedi para compartilhar que esse boato é MENTIROSO.

EXPLICANDO EM MIÚDOS DE UMA VEZ POR TODAS

  • LARVAS?

As pragas (ovos, larvas ou adultos) podem infestar os grãos no campo ou armazéns.
Esse bichinhos que aparecem podem ser de vários tipos, principalmente traças e caruncho ( bicho da farinha, broca, gorgulho).

  • PROFESSOR E SE EU COMER, VOU MORRER?

Morre não fia!!!!

Mesmo que a larva estivesse viva. Primeiro a larva pode morrer logo na mastigação e depois tem os ácidos do estômago etc… isso se fosse uma LARVA EXTRA-TERRESTRE que conseguiu sobreviver a mais de 100°C na panela de pressão!!

  • E O VINAGRE MATA?

Que povo com ideia fixa de assassinato! Você acha mesmo que se a pressão violenta não matasse o vinagre mataria? Vinagre não mata nada.Nem bactéria, quanto mais larva.
Você e eu já comemos um bocado de larva na vida, inclusive a da goiaba, É proteína! Há povos que comem larvas de muitos tipos pelo mundo a fora.

  • MAS EU COMPREI FEIJÃO E NÃO VI LARVA.COMO ELA APARECEU?

Provavelmente tinha ovos que depois viraram larvas.

  • E O QUE É ESSE NEGÓCIO NO FEIJÃO?

Vi material investigado pelas empresas e tudo leva a crer que é a RADÍCULA (ver imagem)

“O grão de feijão, quando colocado na água, pode soltar esta radícula pois a planta se umedece e se prepara para germinar, portanto esta estrutura faz parte do próprio feijão. Quando é colocado numa panela de pressão, esse processo se acelera ainda mais pois existe uma deformação brusca no formato do feijão com a alta temperatura e pressão, fazendo com que essa Radícula se desprenda mais facilmente.
Nada tem a ver com larvas ou qualquer organismo vivo.
É fato ainda que qualquer marca de feijão, se for muito novo (recém colhido, que proporciona um melhor caldo), irá soltar mais facilmente as radículas quando deixado de molho na água e submetido a calor e pressão”.*
*texto publicado pela empresa broto legal após análises do feijão.

  • PROFESSOR, MESMO ASSIM ESTOU COM MEDO.O QUE EU FAÇO?

Mande o feijão para mim que distribuo com meus parentes e pessoas necessitadas. Passo o endereço por inbox.

Fonte: Página Inspetor Saúde no Facebook.

27 de dezembro de 2016 / de / no
A verdade sobre o Inseto que espalha fungos pelo corpo

Ultimamente temos recebido uma série de mensagens via redes sociais que dizem avisar as pessoas sobre um tipo de inseto que não pode ser tocado, (nem mesmo para matá-lo), pois ele espalharia fungos pelo corpo e pode até matar.

A mensagem vem normalmente acompanhada de uma foto do suposto inseto e de uma mão ou pé lesionados pelos tais fungos.

Veja uma das mensagens logo abaixo:

“Olha pessoal, por favor fiquem esperto porque esse inseto esta causando grande transtorno em crianças e adultos, se por um acaso vocês verem alguns desses não matem com as mãos nem com os pés porque ele causa fungos de grande estragos e espalha rapidamente por todo o corpo. Por favor repassem  para quem vocês ama e/ou querem bem, vizinhos amigos e parentes.

Primeiramente gostaria de avisar que isso é só um boato.

O inseto mostrado na foto é nada mais, nada menos do que uma Barata d’agua cujo nome é Kirkaldyia deyrolli.

A Kirkaldyia deyrolli é uma espécie de barata d’água da subfamília Lethocerinae conhecida por caçar pequenos vertebrados, incluindo peixes, sapos e até mesmo pequenos filhotes de tartarugas.

Já as imagens de pés e mãos que vem junto são apenas montagens e maquiagens feitas com gelatina e um pouco de Photoshop.

tripofobia

Então FIQUEM ALERTA, pois compartilhando a informação falsa, você apenas está causando pânico desnecessário à população e fazendo papel de bobo.para os seus amigos.

Tome cuidado e só #COMPARTILHE a VERDADE!

5 de novembro de 2016 / de / no
A Cidade que se recusou a votar e anulou as eleições:

Em época de eleições sempre aparecem os mais diversos boatos espalhados por todas as redes sociais.

Esse ano o boato recordista desse assunto foi o que uma Cidade brasileira se recusou a votar e as eleições foram anuladas.

O boato vem em forma de imagem e foi amplamente divulgado por pessoas desavisadas no Facebook, Whatsapp e outras redes.

Nessa imagem diz que apesar de não ter sido divulgado em nenhuma mídia a cidade de Bom Jesus de Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro, simplesmente se recusou a votar nos candidatos que concorriam as eleições e por causa disso as eleições foram anuladas e o TRE terá que convocar novas eleições com outros candidatos.

A farsa pode ser facilmente desmascarada por uma pequena pesquisa no site do TRE ou até mesmo no google, alem da imagem ter claramente defeitos de montagem e nenhum dado específico que possa gerar confiança.

Veja a imagem a baixo:

Agora que vocês já foram esclarecidos dessa farsa, não compatilhem esse tipo de boato.

Compartilhe essa matéria, pois ela sim é verdadeira!

19 de outubro de 2016 / de / no
Mensagem de safra de arroz contaminada é falsa

Nos últimos dias, as pessoas têm compartilhado desesperadamente pelas redes sociais uma mensagem dizendo que o Governo está omitindo que uma determinada a safra de arroz está contaminada.

Na verdade, embora esse boato esteja se espalhando novamente agora, essa mensagem não é nada nova e se trata de mais uma FARSA que se espalha de tempos em tempos pelas redes sociais.

Até hoje, não se sabe o intuito de se ploriferar tais mentiras, pois além de causar pânico desnecessário à população, desta vez ainda estão veinculando algumas marcas que estariam distribuindo esse suposto arroz contaminado.

***Eu alerto a todos que recebem esse tipo de mensagem a NÃO compartilhar, pois além de estar espalhando um boato, você pode ser processado pelas marcas por calúnia e difamação.

Fiquem alertas!

​Veja o conteúdo do boato abaixo:

ATENÇÃO
O governo brasileiro está escondendo uma informação da população. A nova safra de arroz referente a colheita do mês de Outubro foi infectada com vírus e bactérias por estudantes universitários em visitas nas plantações. Esses vírus e bactérias causam infecção no estômago podendo levar a morte. O Ministério da Saúde não tem dinheiro para tirar a bacteria dessa safra de arroz.

☑☑ REPASSEM para o maior número de pessoas, não deixe que elas comam arroz das marcas… (homitimos as marcas pelo motivo que escrevemos acima)… pelos próximos meses. Vamos nos prevenir e denunciar. Parem de comer arroz!

? O médico Carlos Gouveia, CRM 32.234 tem mais informações a respeito no 0800-770-7900.

REPASSEM E SALVEM VIDAS!

Fim.

***Então já estão esclarecidos.

Se receberem esta mensagem, NÃO repassem, pois se trata apenas de mais um BOATO!

19 de outubro de 2016 / de / no