Tecnologia

[CUIDADO] Golpe do ovo de Páscoa no Whatsapp infecta 300 mil brasileiros.

​Golpe no WhatsApp afeta 300 mil brasileiros prometendo ovo de Páscoa grátis

O WhatsApp se transforma em um vetor de ataques digitais cada vez mais usado pelo cibercrime.
Um novo golpe detectado pela empresa de segurança PSafe atingiu 300 mil brasileiros em apenas 24 horas. Para atingir tantas pessoas, bastou prometer um ovo de Páscoa grátis.
Infelizmente, esse tipo de ataque já se tornou comum. A pessoa recebe uma mensagem de alguém conhecido (e possivelmente infectado) com orientações sobre uma suposta promoção; ao clicar no link, o usuário é convidado a preencher um questionário falso, compartilhar o link com amigos e fornecer informações pessoais que possam causar prejuízo financeiro, podendo cadastrar o número de celular em serviços pagos de SMS, ou baixar aplicativos maliciosos que deixam o celular vulnerável.
No caso do golpe do ovo de Páscoa, o golpe envolve a promessa de que as lojas da marca Kopenhagen estão distribuindo um Ovo Língua de Gato para quem participasse da promoção. Obviamente, não é verdade.
O pior problema desse tipo de ataque é que ele alcança rapidamente um público muito grande. São mais de 100 milhões de brasileiros no WhatsApp, e muitos deles não têm familiaridade com tecnologia para perceber quando estão sendo vítimas de um ataque.
A situação piora, porque a mensagem normalmente vem de alguém conhecido, muitas vezes amigo ou parente, então já há uma relação de confiança prévia que facilita ainda mais a infecção. No caso do golpe do Ovo de Páscoa, a mensagem pode incluir até mesmo a mensagem de “acabei de receber o meu” que passa uma pessoalidade que pode enganar os mais inocentes.
Infelizmente, esse tipo de ataque depende muito do bom senso do usuário e experiência que muitos não têm ao lidar com tecnologia. É sempre bom ficar atento com URLs estranhas que chegam com a promessa de alguma recompensa tentadora. Via de regra, empresas não gostam de distribuir gratuitamente seus produtos, especialmente algo tão caro quanto um ovo de Páscoa de uma marca grande e cara, então o desconfiômetro é sempre a melhor pedida.
6 de Abril de 2017 / de / no , ,
[DICA] Solucionando o Erro JBOSS no e-SUS

Hoje eu trago para vocês, duas SUPER DICAS do pessoal do canal Telessaúde RS – UFRGS sobre como resolver o terrível erro JBOSS que teima em aparecer quando você tenta usar o programa e-SUS PEC.

As vezes acontece de quando você vai abrir o e-SUS, aparecer o erro http status 404, o famoso JBOSS.

Como será mostrado no vídeo abaixo, as dicas são:

1ª dica: Desativando e ativando o serviço “e-SUS-PEC JBOSS“:

Se você tentou abrir o e-SUS e apareceu o erro http status 404, minimize a janela do e-SUS,  vá na barra de Pesquisa do windows e digite a palavra “serviços“;

Então clique no item serviços do windows que aparecerá (normalmente é a primeira opção) e a janela de serviços abrirá com uma lista enorme de coisas.

Então, nessa lista, você vai procurar por “e-SUS-PEC JBOSS“, clique com o botão direito do mouse no “e-SUS-PEC JBOSS” e mande PARAR o serviço. Espere um tempinho e depois clique novamente com o botão direito e mande INICIAR.

PRONTO! Você já pode atualizar a janela do e-SUS que provavelmente ele abrirá sem o erro.

OBS: Se quando você abrir a janela de serviços, o e-SUS-PEC JBOSS já estiver PARADO, você só precisa mandar iniciar e testar pra ver se o e-sus vai funcionar.

2ª dica: Ativando o  “PostgreSQL:

Se você tentou abrir o e-SUS e apareceu o erro http status 404, minimize a janela do e-SUS,  vá na barra de Pesquisa do windows e digite a palavra ” pgadmin“;
Então você vai clicar  em cima da opção pgadmin que tem um ícone de um elefante.

Espere o programa abrir, e depois que o programa estiver aberto, você vai ver que do lado esquerdo vai ter uma opção chamada “PostgreSQL” que vai estar com um x vermelho.

Você vai clicar duas vezes no “PostgreSQL“. Ele vai abrir uma janela pedindo uma senha. Você vai digitar a senha: esus (tudo minúsculo e junto mesmo), depois vai clicar em OK.

Ele vai abrir várias opções de pastas, mas você não vai precisar fazer mais nada, só precisa agora minimizar essa janela do programa e atualizar a janela do e-SUS pra ver se vai funcionar.

Veja as dicas descritas na prática no vídeo do pessoal do canal Telessaúde RS – UFRGS logo abaixo:

Gostou? #COMPARTILHE com os amigos, visite o canal do Telessaúde RS – UFRGS no youtube e confira algumas outras dicas que eles tem por lá! 😉

16 de Março de 2017 / de / no ,
Veja como seria o céu sem a poluição:

As imagens abaixo mostra como seria o céu se pudéssemos apagar todas as luzes artificiais de uma só vez.

É incrível como existem maravilhas que nos são privadas pelos danos que os seres humanos causam na natureza, e muitas dessas maravilhas nós nem sabemos que existe, pois nunca paramos para pensar sobre elas e nem mesmo imaginar que elas existam..

Para você ter uma ideia do que eu estou falando preste atenção nas imagens abaixo. Elas mostram o quanto a poluição luminosa atrapalha a nossa visão.

VEJA COMO SERIA O CÉU DO RIO DE JANEIRO SEM A POLUIÇÃO:

VEJA COMO SERIA O CÉU DO SÃO PAULO SEM A POLUIÇÃO:

VEJA COMO SERIA O CÉU DO NOVA YORK SEM A POLUIÇÃO:

O que você achou?

 

25 de Janeiro de 2017 / de / no
[ATENÇÃO!] Seus dados podem estar sendo roubados nesse momento!

 Sua segurança é a nossa prioridade!

Hoje em dia existem inúmeros sites e blogs de informações espalhados por toda internet. São sites de diversos assuntos, alguns com informações relevantes, outros não…

Eu poderia enumerar alguns deles aqui que inclusive disseminam informações erradas ou confusas que acabam confundindo o leitor e criando uma corrente de mentiras.

Ninguém pode explicar ao certo o porque existem esses sites, nem mesmo qual é a intenção de seus criadores, mas alguns deles existem exclusivamente para roubar dados pessoais e importantes que estão em seu computador, celular, tablets e etc…

Mas ainda bem que nem tudo é falso ou inseguro na internet. Existem sites e portais que se preocupam com a segurança de seus dados e equipamentos assim como nós que estamos cada dia procurando maneiras de deixar nossos leitores seguros e confortáveis para visitar o nosso portal.

Por isso temos o orgulho de estrear hoje, o nosso Certificado de SegurançaSSL” e apresentar para vocês o portal completamente seguro onde você pode navegar com a CERTEZA de que seus dados e aparelhos nunca serão prejudicados.

O SSL é a abreviação de Secure Sockets Layer, ou seja, uma ferramenta de encriptação de páginas antes de serem transmitidas pela internet que autentifica as partes envolvidas. É muito utilizada para pagamentos online com cartão de crédito.

Mas como saber se um site é realmente confiável?

Para saber se o site que você está acessando possui um certificado de segurança, que garantira que os dados da sua conta bancária, por exemplo, não sejam interceptados por terceiros, basta que você acesse o mesmo pelo endereço (https://www.nome do site…).

Vocês podem notar que o nosso site agora está sendo acessado pelo endereço http://portal10.info ao invés de somente www.portal10.info e ao olhar o canto superior esquerdo do seu navegador você encontrará o desenho de um cadeado verde seguido da palavra “seguro“. como mostra a imagem abaixo:

É importantíssimo que você fique de olho nessas dicas quando forem acessar qualquer site da internet, pois nessa época onde os criminosos estão fazendo de tudo para roubar dados e cometeram fraudes TODO CUIDADO É POUCO, principalmente quando se fala de sites que prometem dar informações relevantes sem ter ao menos segurança em sua própria base de dados.

Agora que você já entendeu um pouco sobre a segurança das informações na internet, pode ficar a vontade no nosso portal, pois aqui “como você pode conferir”, você está COMPLETAMENTE SEGURO!  😉

Agora ajude os seus amigos a também ficarem seguros espalhando essa informação  compartilhando essa matéria nas redes sociais.

21 de Janeiro de 2017 / de / no ,
Cartão do SUS online Tenha o seu em mãos sem precisar Imprimir

Para qualquer atendimento na rede pública de saúde ultimamente, é imprescindível que todo o cidadão tenha o seu Cartão Nacional de Saúde que é mais conhecido como Cartão do SUS.

O Cartão do SUS é um cartão que é emitido no momento do seu cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) e nele consta um número que é a sua identificação no Ministério da Saúde, onde é registrado todos os atendimentos que são realizados no sistema público de saúde.

Para tirar o Cartão do SUS é muito fácil:

Basta você ir a um posto de saúde ou Secretaria de Saúde com sua Identidade ou Certidão de nascimento, comprovante de residência e um telefone para contato.

Infelizmente muita gente não tem tempo para ir até uma unidade de saúde para fazer o seu cadastro e o Ministério da Saúde não possui oficialmente um cadastro que possa ser realizado online.

Pesquisa de Como imprimir o seu Carão do SUS online:

Realizei várias pesquisas na internet para saber como imprimir o Cartão do SUS online e não encontrei nenhuma maneira prática para isso, pois o Ministério da Saúde, não está fornecendo esse serviço por enquanto.

Porém acabei achando um método muito fácil de se ter o Cartão do SUS sempre em mãos.

Para isso basta você seguir a dica publicada na matéria: Baixe agora o seu Cartão do SUS Online

OBS: O Cartão do SUS é completamente GRATUITO. Não é cobrado nenhum valor pelo cadastro ou segunda via do mesmo.

10 de Janeiro de 2017 / de / no ,
Baixe agora o seu Cartão do SUS Online

O ministério da saúde lançou o aplicativo Cartão SUS Digital e disponibilizou para todo cidadão que quiser ter o seu cartão do SUS em mãos em qualquer hora e luar direto no seu smart-fone ou tablet.

Descrição do Aplicativo:

O Cartão SUS Digital é um aplicativo do Ministério da Saúde para você acessar seu Cartão Nacional de Saúde pelo smartphone ou tablet.

Você conectado ao SUS. – O Cartão SUS facilita seu acesso aos serviços de saúde no Brasil

Seja na versão física ou digital, o Cartão SUS facilita a localização de seus dados pessoais e histórico clínico no momento em que você busca atendimento em um serviço de saúde.

– Acesse seu Cartão SUS Digital, em questão de segundos.

É só baixar o aplicativo no seu smartphone ou tablet, realizar um rápido cadastro e o sistema localizará o seu cartão.

– Envie seus resultados de exames para sua equipe de saúde

Na aba “Meus exames” você informa resultados de exames de Pressão Arterial e Glicose, e sua equipe de saúde poderá, via celular ou tablet, acompanhar esses resultados.

– Suas Informações conectadas para melhorar o atendimento no SUS

Você poderá cadastrar suas alergias, medicamentos que faz uso e contato de emergência. Essas informações serão sincronizadas com o e-SUS e outros prontuários eletrônicos, ajudando sua equipe de saúde no momento do atendimento agendado ou de urgência.

– Gire o smartphone e seu cartão SUS está na mão

Quando for a um serviço de saúde, gire seu telefone e lá estará a imagem do seu cartão SUS igualzinha ao cartão físico. Lembre-se de levar um documento com foto.

Para baixar o aplicativo Cartão SUS Digital basta acessar a Play Store AQUI
29 de dezembro de 2016 / de / no
Whatsapp liberou chamadas de vídeos para seus usuários

O whatsapp liberou a chamada de vídeo para os usuários da sua versão Beta.

chamada-de-video-whatsapp

Em um teste que fiz hoje, a qualidade não saiu muito boa, mas provavelmente irão melhorar isso antes de liberar para o público todo em geral.

Para utilizar a chamadada de vídeo do whatsapp você deve ter o aplicativo atualizado e ser cadastrado para ser um testador beta do whatsapp (Isso você pode fazer se cadastrando na própria tela do aplicativo da PlayStore).

  • Após isso basta escolher o contato que você quer fazer uma chamada de vídeo,
  • Na tela do contato, você clica no ícone de ligação e escolher chamada de vídeo.
Tela de Chamada de Vídeo pelo Whatsapp

Tela de Chamada de Vídeo pelo Whatsapp

A versão que testei foi a 2.16.3.18

25 de outubro de 2016 / de / no
Ministério da Saúde Lança o Aplicativo GuardiõesDaSaúde (CONFIRA)

O Ministério da Saúde
O ‪#‎GuardiõesDaSaúde‬ é um aplicativo gratuito projetado para dispositivos móveis e faz parte de um projeto inovador de aperfeiçoamento da vigilância em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). O app está disponível na Apple Store (iOS), Play Store (Android) e na versão web.

Usando o Aplicativo, você pode contribuir e se cadastrar rapidamente usando a sua conta no Facebook, Twitter, Google ou usando seu email.

No Aplicativo você encontra:

  •  O seu diário de saúde;
  • O Mapa da Saúde em sua região (Mostra como está a saúde perto de você).
  • Dicas de Saúde: Onde você poderá pesquisar informações importantes para o seu bem estar.
  • Dicas sobre Dengue, Zika e Chikungunya,
  • Upas mais Próximas,
  • Farmácias mais próximas,
  • Vacinas,
  • Telefones úteis,
  • Cuidados Básicos,
  • Prevenção,
  • Notícias diretas do Ministério da Saúde;

Como o aplicativo é colaborativo, quanto mais pessoas usarem melhor será para identificar os problemas de saúde de todo Brasil.

OBS: Tanto no Aplicativo, quanto no site, para contribuir ativamente com a vigilância em saúde no Brasil é necessário que você compartilhe a sua localização, pois não compartilhar implicará no mau funcionamento do Guardiões da Saúde.

Baixe o Aplicativo e Veja como está a saúde perto de você CLICANDO AQUI ou acessando: http://guardioesdasaude.org/

Acesse o nosso grupo, participe, chame os amigos e ‪#‎Compartilhe‬.
http://www.facebook.com/groups/1430179220560382

OBS: O grupo é bem moderado e exclusivo para discussão de assuntos das
categorias ACS e ACE, Não discutimos política, religião, futebol, e
etc…
30 de Março de 2016 / de / no
Receba mensagens no celular para avisar sobre a sua vacina

 O
Ministério da Saúde divulgou hoje um serviço que pode ajudar as pessoas
que estão dentro da faixa etária para tomar as três doses da vacina contra o HPV.

Trata-se
de um cadastro que é realizado no próprio site do Ministério da Saúde
onde você preenche dados básicos como nome, e-mail e número de telefone
celular e o Ministério da Saúde promete te enviar uma mensagem de texto
(SMS) para o seu celular para te lembrar de tomar as doses restantes da
vacina.

Essa divulgação foi feita pelo perfil oficial do Ministério da Saúde no Facebook com o seguinte texto:

Para a vacinação contra o HPV ser efetiva, é necessário receber 3 doses da vacina.
Conte com a nossa ajuda para te lembrar da próxima dose. Basta acessar: http://www.saude.gov.br/hpv e cadastrar seu nome, e-mail e o número do seu celular. Você receberá um e-mail e um SMS com o lembrete.

Para se cadastrar e receber os alertas basta acessar o 
site do Ministério da Saúde CLICANDO AQUI. 

Divulgue para os seus cadastrados
 #COMPARTILHE
20 de setembro de 2015 / de / no
Como consultar ou validar o número do Cartão do SUS (CNS) por Nome ou CPF

Com a chegada dos cadastros e novas fichas do E-sus, os Agentes Comunitários de Saúde esbarram em uma enorme dificuldade.
Para tudo que se pretende fazer no sistema E-SUS é necessário ter o número do cartão do SUS do paciente, mas uma grande parte deles não tem ou simplesmente não sabe se tem, ou onde está.
Para solucionar esse problema, ou pelo menos minimizá-lo  apresentamos esse artigo que ensina: Como consultar ou validar o número do Cartão do SUS.

Você pode realizar essa consulta de 2 maneiras:
Clique nas opções abaixo e faça a sua consulta ou verifique se o número do cartão do SUS etá correto.

Nessa opção você poderá consultar o número do cartão do SUS pelo número do CPF do paciente ou poderá verificar se o número do Cartão do SUS que ele informou está correto.

– Informe um número de CNS (Cartão do SUS) ou o CPF do Paciente  e verifique se ele é válido.

Nessa opção você vai realizar a consulta por nome Busca por Nome Completo, CPF, Data de Nascimento, Município de Nascimento e Nome da Mãe.

– Informe os dados e verifique se o seu paciente já tem o CNS (Cartão do SUS).

Esse artigo foi escrito para facilitar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, mas também pode ser usado por qualquer profissional de saúde que precisar.

Veja o Vídeo abaixo:

Gostou? COMENTE.
Ajude outros profissionais também 
COMPARTILHANDO nas Redes Sociais.

 

9 de julho de 2014 / de / no ,