Dicas importantes para a Saúde da mulher

Quando ouvimos falar na Saúde da Mulher, temos em mente uma série de fatores de risco e situações onde se deve optar por promover a saúde e prevenir possíveis doenças exclusivas do sexo feminino.
Alguns tópicos são tão importantes que devemos divulgar o máximo possível e fazer com que todos tenham acesso a essas informações.
Vejam alguns exemplos:

Planejamento familiar:  

Sim, o planejamento familiar faz parte da saúde da mulher e é regulamentado pela Lei 9.263 de 12 de janeiro de 1996.

Pré-Natal: 

Observando que a mulher encontra-se em período de gestação, é de suma importância que a mesma seja acompanhada por médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde, para que ela tenha uma gestação tranqüila e saudável, livre de males que possam interromper a gravidez ou causar danos a mãe e/ou a criança.
DICA: É muito importante que o pré-natal se inicie em no máximo até o terceiro mês de gestação e que a gestante tenha, no mínimo 6 consultas de pré-natal durante todo período de gravidez.
Auto-exame da mama:

Esse exame é simples e pode ser feito pela própria mulher utilizando as mãos apalpando os seios a procura de caroços e anomalias inesperadas.
Para uma melhor sensibilidade, o exame pode ser feito durante o banho, embaixo do chuveiro utilizando a espuma do sabonete ou do xampu para facilitar o deslize das mãos por toda a mama.
DICA: A melhor época para a mulher realizar o auto-exame das mamas é na próxima semana após o fim da menstruação

Caso a mulher não menstrue em decorrência da menopausa, gravidez ou por outro motivo, deve se fazer o auto-exame das mamas sempre no mesmo dia do mês, (Ex: todo dia 15 de cada mês).

Exame preventivo: 

O Exame preventivo é a coleta de material intra-vaginal para análise e prevenção do câncer de colo de útero.
Esse exame deve ser feito anualmente, é gratuito e exige alguns cuidados para que seja realmente bem coletado.

  1. A mulher NÃO deve ter relações sexuais em um período mínimo de 48 horas antes de realizar o exame, mesmo com o uso de camisinha, pois a relação pode interferir na parede onde será realizada a coleta do material inutilizando o mesmo para o exame;
  2. A mulher também não deve usar duchas e/ou medicamentos vaginais no período mínimo de 48horas, pelo mesmo motivo anterior;
  3. É imprescindível que a mulher não esteja no período de menstruação, pois o sangue pode também comprometer o material coletado inutilizando o exame.

#COMPARTILHE

NOTA: Você mulher, deve se atentar a sua saúde, pois quem gera a vida deve no mínimo cuidar da própria. Outras dicas, correções e sugestões podem ser dadas nos comentários abaixo dessa postagem.

COMPARTILHAR