Cadastro Pix: Cuidado com os golpes circulando na internet

Dinheiro - Detetive Virtual
Visto 244 vezes des de 9 de outubro de 2020.

Cadastro Pix: Cuidado com os golpes circulando na internet

Sobre o Cadastro Pix e suas vantagens: Que o PIX será um marco na evolução do nosso sistema de transferência monetárias e pagamentos, isso eu não tenho dúvida. E por causa das muitas vantagens e praticidades que o sistema oferece, muitas pessoas estão correndo para criar suas chaves Pix nas instituições financeiras onde movimentam algum dinheiro.

Até aí tudo bem, pois se um serviço promete ser tão bom, porque não se cadastrar logo e ser um dos primeiros a ter mais rapidez e segurança para pagar e receber valores a qualquer hora, e até mesmo no final de semana?

- Continua depois da Publicidade -

Mas, qual é o problema com o cadastro Pix?

Com o Pix, não tem problema nenhum (pelo menos por enquanto), o real problema é que nessa onda toda de cadastro de chave Pix para todo lado, muita gente não está prestando muita atenção nos detalhes dos convites que recebem que podem estar vindo tanto de uma instituição financeira real quanto de golpistas tentando roubar dados bancários dos desatentos.

Isso mesmo! Na onda das promoções, sorteios, pontos de fidelidade, brindes e etc que as instituições financeiras estão fazendo para tentar conquistar os seus clientes, os golpistas enviam links de sites falsos idênticos aos dos bancos, instituições de pagamentos e corretoras apenas com a intenção de roubar dados e dinheiro dos desavisados.

Mas como evitar cair nos golpes do cadastro Pix Falso?

Existem vários métodos para identificar e evitar cair em algum golpe desse tipo e alguns deles vou explicar agora:

Nunca clique em links enviados por e-mail.

Isso mesmo que você está lendo. Está certo que a sua instituição financeira as vezes pode te mandas um ou outro e-mail real, mas normalmente ela não pede para você clicar nos links dos e-mails justamente para a sua segurança.

Caso receba um e-mail, mensagem, sms ou push falando de alguma coisa do seu banco, na dúvida, NÃO CLIQUE no link. Abra o aplicativo do seu banco e veja se a promoção ou algo relacionado ao aviso que você recebeu está lá.

Caso não encontre a informação desejada entre em contato com o atendimento pelo aplicativo oficial do seu banco que com certeza eles irão te informar se a mensagem foi verdadeira ou não.

Não passe seus dados por telefone.

Além de enviar mensagens, os golpistas também podem ligar para você tentando se passar pelo seu banco e até mesmo mascarando o número de ligação para parecer com o numero original.

Caso você receba uma ligação dizendo ser do seu banco, não informe sua senha, número de cartão e nenhum dado sensível. Se você ficar com dúvidas, fale que você mesmo irá entrar em contato com a instituição financeira, desligue o telefone e entre em contato com os atendentes pelo aplicativo oficial.

Nunca forneça a sua senha ou código de segurança do seu cartão.

Alguns golpistas entram em contato com você e no meio da conversa pedem para você confirmar alguns dados. As instituições financeira até fazem isso de vez em quando, mas elas NUNCA PEDEM A SUA SENHA, ou qualquer código de segurança do cartão. Essas informações são pessoais e de posse delas qualquer pessoa pode te roubar ou fazer compras em seu nome.

Desconfie de qualquer promoção ou vantagem muito grande.

O ditado é verdadeiro e quando a esmola é de mais o santo tem que desconfiar mesmo. Existem muitos golpes por aí que prometem descontos ou vantagens extraordinárias. Fique atento(a) a esse tipo de propaganda. Caso seja um produto com desconto verifique se você realmente está no site certo da loja e se for de alguma vantagem bancária só efetue transações no aplicativo oficial do seu banco e nunca em site e/ou aplicativos de terceiros.

Fique SEMPRE atento(a) e desconfie de TUDO e de TODOS na internet!

Você já passou por alguma tentativa de golpe? Já viu alguns desses golpes que mencionei circulando por aí? Deixe sua experiência, dica ou sugestão nos comentários abaixo.

Leia mais dicas sobre dinheiro e finanças CLICANDO AQUI.

- Publicidade -

CONTINUE LENDO:
Tags: ,
#COMPARTILHE:

Deixe uma resposta

- Publicidade -


Feito com muito amor!