PORTALPARALELO

Cálculos Biliares (Pedra na vesícula) – O que é, Sintomas e Tratamento

READ IN:
  • Português
  • English
  • O que são os cálculos na vesícula?

    As pedras na vesícula ou Cálculos Biliares são pedras que são formadas dentro da vesícula e são diagnosticadas através de ultrassonografia abdominal.

    Como Acontece?

    Dentro da vesícula, estão concentrados gorduras e sais biliares.
    Se houver qualquer alteração nessa solução, começam a ser formados os cálculos (pedras), que podem ficar tranquilamente guardados ali por anos sem causar problemas. Dependendo do tamanho, eles também podem passar pelas vias biliares, causando um mal-estar dolorido, mas passageiro, ou, simplesmente, obstruir o canal, quando acontecem as cólicas, vômitos e febres.

    Sintomas:

    Na maioria dos casos, as pedras são assintomáticas, e o paciente só vai saber que tem o distúrbio quando elas obstruem parcial ou totalmente as vias biliares, causando dor.

    O sintoma mai atuante que aponta o problema na vesícula é a forte dor no estomago que quando se torna mais aguda é sentida também na região das ultimas costelas à direita.

    As dores aumentam e diminuem como se fossem uma cólica e afetam também o abdome superior e até as costas.
    Logo depois vem os enjôos e vômitos.

    Curiosidade:

    Pesquisas revelam que em pessoas entre 35 e 65 anos, cerca de 20% possuem cálculos na vesícula.

    Quando é necessário realizar a cirurgia?

    Cálculos Biliares (Pedra na vesícula) - O que é, Sintomas e Tratamento

    A remoção cirúrgica da vesícula, ou Colecistectomia, é a opção preferida pela maioria dos médicos porque hoje, com a videolaparoscopia, intervenção feita por meio de mini-incisões, com o auxílio de um sistema de vídeo, a cirurgia dura de duas a quatro horas, dependendo da anatomia do paciente, e a internação leva cerca de dois ou três dias.
    Os cortes têm apenas meio centímetro e a recuperação no pós-operatório é bem rápida.

    Tratamento alternativo:

    Para pacientes que não sofrem com as complicações que podem ser causadas pelo cálculo na vesícula, existem alguns tratamentos alternativos que podem ser utilizados  para a eliminação do cálculo.

    Alguns desses tratamentos alternativos são: O chá de folha de Abacateiro, chá de agulhas de Pinheiro, Óleo de Oliva, Fitoesteróis em Cápsula, Cloreto de Magnésio PA entre outros.

    Pesquisando um pouco mais sobre tratamentos alternativos para expelir as pedras ou cálculos da vesícula encontrei uma técnica bem interessante chamada “Limpeza do fígado e da vesícula”. Essa limpeza é recomendada para casos clínicos hepáticos envolvendo o fígado ou a vesícula, fígado “gordo”, síndrome do intestino irritado, inflamação dos intestinos, colite, intolerância a alimentos, dificuldades digestivas e outros relacionados ao sistema digestivo inferior.

    Segue o link para o site: Cura pela Natureza

    COMPARTILHE:

    Compartilhe no Whatsapp

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo