PORTALPARALELO

Candidíase: O que é, Cuidados, tratamento natural e prevenção

READ IN:
  • Português
  • English
  • Com a intenção de esclarecer algumas dúvidas sobre saúde e bem estar, hoje vamos falar sobre a candidíase:

    candidíase é uma doença tão comum que pesquisas indicam que a cada 10 mulheres, 7 desenvolverão a candidíase. A candidíase, especialmente a candidíase v@ginal, é uma das causas mais frequentes de infecção genital.  

    A candidíase é uma doença causada pelo fungo Candida albicans e que ataca qualquer parte da pele humana.

    Ela assume particular importância clínica em infecções da boca (candidíase oral), sendo chamada popularmente de sapinho, em torno dos olhos (candidíase ocular) e mucosa v@ginal benigna (candidíase v@ginal).  

    Os sintomas mais frequentes da candidíase oral são a dor e vermelhidão da boca e mucosa, podendo também haver manchas brancas ou placas na mucosa da língua e bochecha.

    Já a candidíase nos órgãos genitais são frequentes a comichão (coceiras), vermelhidão e irritação da região exterior da v@gina, bem como uma secreção branca e espessa no caso das mulheres e o inchaço, vermelhidão do pênis e prepúcio no caso dos homens.  

    Prevenção: Alguns atos simples do cotidiano podem diminuir significativamente a possibilidade de se ter a candidíase v@ginal, especialmente no verão:

    Candidíase campanha
    • Prefira calcinhas de algodão,
    • Lavar e passar bem as calcinhas,
    • Evite calcinhas coloridas e de cores fortes, (prefira as brancas).
    • Evite usar calça jeans muito apertada,
    • Evite usar banheiros públicos,
    • Lave muito bem as mãos com água e sabão antes e depois de utilizar o banheiro.

      Tratamentos naturais para a Candidíase v@ginal:

    Algumas tratamentos naturais prometem minimizar os sintomas e até mesmo sanar o problema da candidíase.  

    • Como a candidíase v@ginal tem como principal causa a acidez da v@gina, que promove o crescimento das bactérias, algumas pessoas utilizam o iogurte natural (introduzido diretamente no local afetado) para diminuir essa acidez fazendo que essas bactérias não se desenvolvam. (pode ser aplicado com uma seringa ou introduzindo um absorvente interno umedecido com o iogurte no local).
    • Outra técnica bem utilizada é o banho de assento com vinagre, para isso precisamos de meio litro de água morna e 4 colheres de vinagre, para reequilibrar o PH v@ginal.

      Dica: A melhor forma de evitar a candidíase recorrente é através do fortalecimento do sistema imunológico e evitando alguns alimentos ricos em açúcar. Por vezes basta eliminar um grupo de alimentos e você nunca mais vai ter problemas de candidíase.  

    OBS: Indicamos SEMPRE procurar um ginecologista para realização de uma análise mais profunda e a indicação de tratamento.

    Quer saber mais sobre o assunto? Visite o site Candidíase.Org

    COMPARTILHE:

    Compartilhe no Whatsapp

    Artigos relacionados

    Um Comentário

    1. Olá, pessoal do Live!

      Parabéns pelo artigo, é muito importante instruir o pessoal sobre a Candidíase.

      Se me permitem, gostaria de acrescentar e corrigir algumas informações no seu artigo aqui no Live Saúde.

      Pelo o que pesquisei em pelo menos 3 artigos científicos, ninguém até hoje encontrou relação com a alimentação rica em açúcar com o maior aparecimento da Candidíase, pelo menos a vaginal. A oral ou esofágica até pode ter alguma influência.

      Em relação à alimentação, o problema está apenas no caso de pessoas diabéticas. Nestas, o descontrole gera não só aumento da glicemia, como também aumento de liberação da glicose (açúcar) na urina, o que pode facilitar o surgimento da Candidíase vaginal. Isso sem contar com a queda no sistema imunológico que esses pacientes também enfrentam.

      Os tratamentos naturais que você sitou realmente parecem melhorar e tratar a Candidíase, e é útil também em pacientes com hiperssensibilidade (“alergia”) aos antifúngicos. Outras dicas de tratamentos naturais incluem o extrato de própolis (inclusive um artigo já foi feito a respeito e ele pareceu ser tão eficaz quanto a pomada de Nistatina). Alternativas incluem ainda suco de limão (que age um pouco parecido com o vinagre que você sitou) e alimentos Probióticos para repor flora gastrointestinal e fortalecer o sistema imunológico.

      Grande abraço e sucesso com o site!

      0
      0

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo