Como atualizar o e-SUS AB CDS sem perder os dados anteriores

Atenção Primária - SUS - Jornal dos ACS e ACE - Tecnologia
Visto 1505 vezes des de 6 de fevereiro de 2020.

Como atualizar o e-SUS AB CDS sem perder os dados anteriores

Realizando backup e atualização do e-SUS: Embora o Ministério da Saúde informe que os programas do e-SUS devam ser constantemente atualizados, quem utiliza os programas seja ele o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) ou o Coleta de Dados Simplificada (CDS), sempre fica apreensivo ao ter que atualizar o sistema, pois existe uma grande possibilidade de todos os dados já inseridos anteriormente serem perdidos.

Quem utiliza o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) tem uma ferramenta de backup que facilita a manutenção das informações. Mas para quem usa a Coleta de Dados Simplificada (CDS) não existe essa opção (ainda).

- Continua depois da Publicidade -

---

Para quem tem o CDS instalado a perda dos dados inseridos anteriormente é quase inevitável, pois para instalar uma atualização do programa, primeiro deve-se DESINSTALAR a versão anterior e depois instalar a nova versão. É aí que os dados são perdidos.

Eu preciso manter os dados no e-SUS CDS?

Bem, manter esses dados no seu sistema não é obrigatório, se eles já foram enviados para o Ministério da Saúde. Porém se você decidir mantê-los facilitará muito a edição, inclusão ou exclusão de informações quando necessário.

Um exemplo disso é se uma cadastrada engravidar. Se você já tiver os dados mantidos basta você clicar em atualizar no cadastro da paciente e incluir a gestação dela sem precisar preencher todo cadastro novamente evitando possíveis erros.

Em caso de óbitos seguem a mesma dica, basta você clicar em atualizar no cadastro individual e informar o óbito e não precisará preencher todo cadastro novamente.

Em caso de mudança de domicílio (muito comum em imóveis alugados), basta você editar os cadastros individuais indicando a mudança do usuário e também editar o cadastro domiciliar com o novo morador.

Como fazer um backup do e-SUS CDS?

Infelizmente, no caso do E-sus CDS, não existe uma função ou programa para facilitar a criação de um backup dos dados, mas existe uma forma paliativa de fazer isso que vou ensinar agora.

Quando você tenta instalar uma nova versão do CDS, o sistema pede que você primeiro desinstale a versão anterior e é aí que mora o problema.

Sabendo disso você deve ir no seu computador, (local onde você instalou o e-sus), abrir a pasta “bin” e copiar a pasta “database” que está dentro dela como mostra a imagem abaixo:

Backup do e-SUS AB CDS

Cole a cópia dessa pasta em algum outro lugar do seu computador como a área de trabalho por exemplo.

Após já ter a cópia da pasta “database” guardada em algum lugar, você pode desinstalar a versão antiga do e-SUS CDS do seu computador e instalar a nova versão normalmente.

Após a instalação da nova versão, vá no lugar onde essa nova versão foi instalada, abra a pasta “bin” e cole a pasta “database” que você copiou e guardou do programa na versão anterior.

O windows vai identificar que essa pasta e os arquivos já existem, mas basta você clicar na opção “Substituir os arquivos no destino” conforme mostra a imagem abaixo:

Backup do e-SUS AB CDS

Após concluir a substituição dos arquivos, basta você abrir o programa e-sus CDS normalmente que ele fará a leitura dos dados do backup.

Aparecerá a mensagem: Atualizando o e-sus AB para a versão… E uma barra de estaus começará a encher com a atualização.

O processo de atualização pode levar alguns minutos, por favor aguarde…

Backup e restauração do e-sus AB CDS

Após o termino da atualização, basta você fechar todo o e-sus e abri-lo novamente que todos os dados antigos estarão lá.

Dica: Guarde sempre uma cópia da pasta “database” em um local externo como um pendrive ou DVD, pois caso aconteça algum problema com o seu computador, basta instalar o e-sus em outro e realizar os procedimentos acima para recuperar os dados.

Para mais dicas sobre os programas e-SUS ab PEC e CDS, veja nossas matérias com a tag Manual do e-SUS.

Pix Portal10

- Continua depois da Publicidade -

---
CONTINUE LENDO:
Tags: ,
#COMPARTILHE:

Deixe uma resposta

- Continua depois da Publicidade -

---


Feito com muito amor!