Deputados querem os ACS e ACE aferindo pressão e medindo glicemia dos pacientes

Jornal dos ACS e ACE
Visto 557 vezes des de 9 de dezembro de 2016.

Deputados querem os ACS e ACE aferindo pressão e medindo glicemia dos pacientes

O projeto de lei (PL 6437/16) do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) foi destaque durante audiência da Comissão de Seguridade Social e Família como você poderá ouvir no áudio que disponibilizamos no final dessa matéria.
Isso porque dentre as atribuições das atividades dos Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias propostas no referido projeto, estão a aferição de pressão arterial e a medida de glicemia capilar por esses profissionais.
O diretor da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias questionou essa proposta dizendo:

Vão fazer cursos? Vai ter uma especialização para isso? Ou vão jogar os ACS’s junto das pessoas para fazer uma medição dessas sem sequer passar por um curso de aperfeiçoamento?”

A Representante do Conselho Federal de Enfermagem, Nádia Mattos Ramalho destacou que essas duas atividades já são de responsabilidade dos profissionais de enfermagem, ou seja, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
Um dos autores do requerimento para o debate, o deputado Odorico Monteiro (Pros-CE) defendeu a qualificação dos Agente Comunitário de Saúde. Segundo o parlamentar, a educação permanente deve ser preocupação de todos os profissionais de saúde, independentemente da categoria.
Para a presidente da Confederação dos Agentes Comunitários de Saúde, Ilda Angélica Correia, a definição das atribuições dos profissionais por meio de uma lei, em vez de portarias do Ministério da Saúde, vai dar segurança jurídica às categorias.
“Porque, este ano, nós tivemos um embate muito grande com o Ministério da Saúde, com o Conase, Conasems, quando fomos surpreendidos com a edição das portarias 958 e 959, onde o MS estaria substituindo o profissional Agente Comunitário de Saúde na estratégia de saúde da família pelo profissional técnico de enfermagem.”
 
Eu acho incrível o quanto o pessoal de Brasilia se preocupa em inserir mais e mais atribuições para os Agente Comunitário de SaúdeAgente de Combate às Endemias, mas NÃO FALAM NADA do reajuste do Piso Nacional dos ACS e ACE que está congelado e defasado desde a sua criação pela LEI Nº 12.994, DE 17 JUNHO DE 2014.

Ouça a notícia e as justificativas no Player de áudio abaixo:


Fonte: RÁDIO CÂMARA – http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/

- Continua depois da Publicidade -

Para você, o ACS e/ou ACE deve ou não ganhar mais essas atribuições de aferir pressão e medir a glicemia dos pacientes?

Deixe a sua opinião nos comentários abaixo:

 

0 0 voto
Dê a sua NOTA para essa matéria
CONTINUE LENDO:
Tags: ,
#COMPARTILHE:
.
Receba as novidades
Notify of
guest
20 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Eliete Pedro Garcia
Eliete Pedro Garcia
4 anos atrás

Sou ACA. ..Acho um absurdo mais essa.Apesar de saber aferir pressão e fazer o teste de glicemia capilar,penso nos amigos q não tem a capacitação. AUMENTO NINGUÉM FALA.Haverá algum adicional para tal?Já temos profissionais responsáveis por este trabalho…Como ficará o trabalho destes?Há resposta concreta?

Priscilla Feminino Mendes
Priscilla Feminino Mendes
4 anos atrás

A pergunta deveria ser se: o ACS/ACE deve ganhar mais essa atribuição, SEM Q SEJA PENSADA UMA COMPENSAÇÃO SALARIAL…???

Marta Santos
Marta Santos
4 anos atrás

Então tá. Sou de Endemias. Trabalho com inseticida. Entro em lugares sujos e contaminados. Vou dentro de um terreno baldio, uso larvicida e logo depois vou medir a glicemia e medir pressão do morador. Isso só entra na cabeça de quem não tem nenhuma noção nosso trabalho.

eva maria sousa felix
eva maria sousa felix
4 anos atrás

Eu não concordo por quer muitos ACS tem curso de técnico de enfermagem ou de auxiliar mais outros não tem eu concordo pra tem curso

Marta Santos
Marta Santos
Responder a  eva maria sousa felix
4 anos atrás

A tá, então o Técnico em Endemias vai entrar num lugar sujo e contaminado, colher foco de águas imundas, usar larvicida e logo depois medir a glicemia e pressão do morador. Vai dar muito certo. Quem teve essa idéia não tem nenhuma noção do trabalho do pessoal de Endemias.

simone
simone
4 anos atrás

Deve sim mas também devem subir o pudor que é uma mucharia que ganhamos e ainda se. Insalubridade

rosangela morais
rosangela morais
4 anos atrás

Acho que deve sim, só precisamos ser capacitado

20
0
Deixe sua dica ou opinião sobre o assunto.x
()
x