PORTALPARALELO

Aprenda a escolher o seu Método Anticoncepcional ideal

READ IN:
  • Português
  • English
  • Existem vários métodos contraceptivos disponíveis.

    Junto com o seu médico, você poderá escolher aquele que melhor se adapte ao seu corpo e às suas necessidades.

    Para os Garotos, Existe somente a Camisinha, porém ela é extremamente importante, pois atualmente ela é o único método masculino disponível para a prevenção das DSTs e, portanto, deverá ser usada em toda relação íntima.

    As garotas têm uma variedade maior de opções:

    Métodos naturais, como a tabelinha, não são indicados para adolescentes, porque as menstruações costumam ser irregulares nos primeiros anos da adolescência e também por serem as relações esporádicas e não programadas.

    O Diafragma é uma capinha de borracha que deve ser colocada na v@gina antes de cada relação, impedindo que os espermatozoides atinjam o útero.

    Os Implantes são pequenos bastões, contendo Hormônios, colocados sob a pele que liberam essa substância durante um período de 3 a 5 anos.

    Os Espermaticidas são substancias químicas que matam os espermatozoides e só deverão ser utilizados em associação com a camisinha ou o diafragma.

    O DIU, Dispositivo Intrauterino, é considerado eficaz, porém nem sempre é colocado em mulheres que não tiveram filhos; logo, ficaria descartado para a grande maioria das adolescentes.

    Aprenda a escolher o seu Método Anticoncepcional ideal

    O SIU, Sistema Intrauterino, que também é inserido dentro do útero onde libera um hormônio semelhante ao dos ovários, também é indicado preferencialmente para mulheres com filhos

    A Camisinha Feminina é uma bolsa de plástico fino e macio, que é colocada dentro da V@gina antes e retirada após cada relação.

    Atua como barreira impedindo que os espermatozoides entrem no útero e previne as DSTs.

    A Pílula Anticoncepcional é considerada um dos métodos mais eficazes que existem, desde que utilizada corretamente.

    É composta de hormônios sintéticos semelhantes aos produzidos pelos ovários e quando administrada corretamente, inibe a ovulação.

    Atualmente, as pílulas tem sido uma boa opção para as adolescentes, pois as mais modernas possuem doses extremamente reduzidas, oferecendo à usuária uma contracepção eficaz, associada a um maior conforto e bem-estar.

    Anticoncepcionais Injetáveis Mensais, assim como a pílula, são métodos eficazes e são também compostos de Hormônios que inibem a ovulação.

    Representam uma opção a mais em termos de contracepção para adolescentes, além de serem práticos e discretos.

    Os Injetáveis Trimestrais são compostos por apenas um hormônio, aplicados no músculo a cada 3 meses, podem levar a usuária a parar de menstruar durante seu uso, podendo demorar entre 6 a 8 meses para voltar a menstruar regularmente após o seu término.

    Outros métodos Hormonais:

    As Pílulas V@ginais, compostas pelos mesmos hormônios que compões algumas pílulas, são utilizadas por 21 dias, seguidas de 7 dias de pausa, onde ocorre a menstruação.

    O Anel V@ginal, feito de silicone, contém hormônios em seu interior e libera a dose equivalente a de uma pílula, durante 21 dias, quando então deverá ser trocado por um novo anel inserido após 7 dias de pausa.

    O Adesivo Transdérmico, é colado sobre a pele liberando a dose de uma pílula diariamente, cada adesivo é trocado semanalmente durante 3 semanas seguido de uma semana de pausa.

    Estes métodos evitam a gravidez, agindo da mesma forma que as pílulas e apresentam eficácias semelhantes desde que sejam utilizados corretamente.

    Portanto, avalie a importância do uso de métodos contraceptivos.

    Fonte: Folder A primeira vez – ATO – Programa de atenção e Orientação à Saúde Sexual e Reprodutiva.

    Leia também a matéria: A pílula anticoncepcional é 100% eficaz? CLICANDO AQUI.

    COMPARTILHE:

    Compartilhe no Whatsapp

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo