[Manual E-sus] CADASTRO DOMICILIAR

Esse manual ensina como utilizar e preencher corretamente as fichas de cadastro Domiciliar do e-SUS.

Bloco de Cabeçalho do Cadastro:

O cabeçalho do instrumento, assim como todas as fichas de coleta de dados, tem um primeiro bloco utilizado apenas para identificação e controle da digitação:

DIGITADO POR – nome do profissional que digitou a ficha.
DATA – dia em que a digitação foi realizada no sistema.
CONFERIDO – nome do profissional que fez a supervisão da ficha digitada no sistema.
FOLHA – pode ser utilizado na organização do processo de trabalho do profissional que realizou o cadastro.
Os demais campos do cabeçalho são utilizados para identificar quem realizou o cadastro e em que área:

Nº DO CARTÃO SUS DO PROFISSIONAL – número do cartão nacional do SUS do profissional que realizou o cadastro. Este campo é de preenchimento obrigatório.
CÓD. CNES UNIDADE – código que identifica a unidade de saúde no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde. Este campo é de preenchimento obrigatório.
CÓD. CNES EQUIPE – código que identifica a equipe de saúde no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde. Este campo é de preenchimento obrigatório.

MICROÁREA – código de identificação da microárea onde está situado o domicílio cadastrado. Este campo é de preenchimento obrigatório.
DATA – data em que ocorreu o cadastro do domicílio. Este campo é de preenchimento obrigatório.
A legenda detalha a forma de preenchimento, onde os campos com quadrado são de múltipla escolha (mais de uma opção) e os campos com círculo são de opção de preenchimento única.

Identificação do Domicílio

Neste bloco serão identificados os dados do domicílio dos usuários da UBS. Para usuários em situação de rua, estes campos servem para identificar o local de permanência desta pessoa. Os campos de identificação do domicílio são compatíveis com os dados do CadSUS, conforme descrito no Manual de Operações do CadSUS:
TIPO DE LOGRADOURO – tipo de logradouro conforme opções fornecidas pelos correios
(Rua, Avenida, etc.). Vide anexo 08. Este campo é de preenchimento obrigatório.
NOME DO LOGRADOURO – nome do logradouro em que o indivíduo reside. Este campo é de preenchimento obrigatório.

Nº – número da casa ou apartamento. Campo numérico ou “S/N” caso sem número. Este campo é de preenchimento obrigatório.
COMPLEMENTO – complemento do endereço. Pode ser preenchido com o nome e números (alfanumérico) do edifício ou algum outro dado que não se enquadre nos outros campos.
BAIRRO – bairro em que o usuário reside atualmente. Pode ser preenchido com nomes e números (alfanumérico). Este campo é de preenchimento obrigatório.

MUNICÍPIO – cidade em que o usuário reside atualmente. Informações conforme tabela do site do IBGE. Este campo é de preenchimento obrigatório.
UF – estado de residência do cidadão conforme IBGE. Vide anexo 09. Este campo é de preenchimento obrigatório.
CEP – Código de Endereçamento Postal da residência. Campo numérico no formato 99.999999.

Este campo é de preenchimento obrigatório.
Termo de Recusa – este bloco é preenchido quando as pessoas do domicílio se recusam a fornecer os dados para preenchimento do cadastro. Quando da recusa do cadastro, é solicitado ao entrevistado que assine o termo de recusa para assegurar que o mesmo está ciente.
TELEFONE DE RESIDÊNCIA – telefone com DDD (Discagem Direta a Distância) do município em que o usuário reside.

TELEFONE DE REFERÊNCIA – telefone com DDD do município, em que o usuário pode ser encontrado mais facilmente. . A preferência é que seja um telefone fixo ou contato próximo ao domicílio. Caso não possua, o campo deverá ficar em branco, o telefone celular deverá ser preenchido no cadastro individual. Evitar telefones de empresa, que são trocados com frequência.

Condições de Moradia

Este bloco é composto por campos que mapeiam as condições sociossanitárias do domicílio e deve ser preenchido conforme as situações descritas a seguir:
SITUAÇÃO DE MORADIA/POSSE DA TERRA – informa a situação de propriedade do domicílio, campo é de preenchimento obrigatório, podendo ser:

LOCALIZAÇÃO – informa a localização do domicílio, campo é de preenchimento obrigatório, podendo ser:

TIPO DE DOMICÍLIO – informa o tipo de domicílio, podendo ser:

EM CASO DE ÁREA DE PRODUÇÃO RURAL: CONDIÇÃO DE POSSE E USO DA TERRA – informa a situação de condição de posse ou uso da terra, podendo ser:

NÚMERO DE MORADORES – registra o número de moradores no domicílio. Campo numérico.
2 Em definição estabelecida e baseada na Lei nº 6.969, de 10 de dezembro de 1981.
NÚMERO DE CÔMODOS – registra o número de cômodos no domicílio. Cômodos ou peças são “todos os compartimentos integrantes do domicílio, inclusive banheiro e cozinha, separados por paredes, e os existentes na parte externa do prédio, desde que constituam parte integrante do domicílio, com exceção de corredores, alpendres, varandas abertas e outros compartimentos utilizados para fins não residenciais como garagens, depósitos etc.” (IBGE, 1994). Investiga-se aqui, com a variável de número de moradores, a relação de cômodos por moradores do domicílio.
TIPO DE ACESSO AO DOMICÍLIO – refere-se ao principal tipo de pavimentação ou vias
de acesso para se chegar ao logradouro que dá acesso ao domicílio, podendo ser:

MATERIAL PREDOMINANTE NA CONSTRUÇÃO DAS PAREDES EXTERNAS DO SEU
DOMICÍLIO – refere-se ao material predominante utilizado na construção do domicílio, ou
aquele que, de algum modo, se sobressai aos demais materiais utilizados, podendo ser:

DISPONIBILIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA – informa a existência de energia elétrica no domicílio. Marcar com um X na opção “Sim” caso afirmativo e “Não” caso negativo.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA – informa a existência de água canalizada no domicílio e a sua proveniência, podendo ser:

FORMA DE ESCOAMENTO DO BANHEIRO OU DO SANITÁRIO – registro sobre o tipo de esgotamento sanitário do banheiro ou do sanitário do domicílio. Objetiva obter informações sobre o destino das fezes e urina do domicílio, podendo ser:

TRATAMENTO DE ÁGUA NO DOMICÍLIO – informa o tratamento de água feito no
próprio domicílio para uso doméstico, podendo ser:

DESTINO DO LIXO – informa o destino do lixo produzido no domicílio, podendo ser:

ANIMAIS NO DOMICÍLIO? – informação da existência e quantidade de animais, diferenciando-os entre domésticos e de criação, existentes na propriedade, urbana ou rural. Animais domésticos são do convívio diário familiar, tais como gato, cachorro, pássaro, etc. Os animais de criação têm fins de produção pecuarista, que é a criação de animais para corte, produção de leite e/ou ovos, couro, tais como suínos, bovinos, aves etc., e sua quase totalidade se encontra em propriedades rurais. Marcar com um X na opção “Sim” caso possua animais no domicílio e “Não” caso contrário.
Se marcou a opção “Sim”, marcar com X os campos referentes aos tipos de animais, assim como sua quantidade total.

Bloco de identificação de núcleos familiares Esse bloco viabiliza a identificação dos núcleos familiares, um componente que amplia e qualifica o cuidado em saúde, a partir da abordagem familiar, que será tratada inicialmente na visita domiciliar do ACS e também será contemplada nas versões subsequentes desse sistema.
Nº PRONTUÁRIO FAMILIAR – número do prontuário familiar no estabelecimento de saúde. Tem a finalidade de relacionar os dados do cadastro com as informações da família no estabelecimento de saúde.
Nº CARTÃO SUS DO RESPONSÁVEL – campo que deve ser preenchido com o número do CadSUS do responsável pela família, no domicílio. Entende-se por responsável pelo domicílio aquele que é referido pelos usuários cadastrados como responsável, independente de grau de parentesco.
DATA DE NASCIMENTO DO RESPONSÁVEL – para verificação do Cartão Nacional de Saúde do usuário do cartão, preenchida no formato dia/mês/ano.
RENDA FAMILIAR – referente à soma da renda dos membros da família transformada em quantidade de salários mínimos. Variável estimada por faixas:

NÚMERO DE MEMBROS DA FAMÍLIA – quantidade de indivíduos do mesmo núcleo familiar que moram no domicílio.
RESIDE DESDE – data em que o núcleo familiar passou a residir nesse domicílio (se mudou para o domicílio), preenchida no formato mês/ano. Não tendo a informação do mês, marcar somente o ano.

Veja outras matérias sobre o [Manual de utilização do E-sus]

Sair da versão mobile