Jornal dos Agentes de Saúde: ACS e ACE

Conheça a realidade dos dias de trabalho de um ACS

READ IN:
  • Português
  • English
  • Muita gente acha que sabe como é o dia de trabalho dos ACS.

    Até mesmo os outros profissionais da saúde, os que trabalham na mesma unidade de saúde, na mesma equipe, na mesma área de cobertura, não tem ideia de como é o trabalho dos Agentes de Saúde.

    Então, essa postagem especial vem para explicar um pouco do trabalho desses profissionais no dia-a-dia

    A realidade do trabalho dos ACS

    O dia dos Agente Comunitário de Saúde começa cedo:

    Quando são mães, precisam deixar as coisas da casa em ordem, levar filhos na escola ou na creche;

    Mesmo os homens iniciam cedo seu dia, para não atrasar suas atividades.

    O início da jornada de trabalho pode variar:

    Pode começar já com as visitas domiciliares ou comparecendo na Unidade para fazer o planejamento com a equipe.

    Ainda no caminho (antes de chegar no seu trabalho), o Agente de Saúde já vai encontrando muitas pessoas, com demandas diversas e vai identificando problemas e situações para resolver.

    Durante o dia, o agente pode ser mobilizado para diversas atividades:
    Cursos, reuniões, resolver pendências na Unidade, fazer o acolhimento e recepção, realizar a busca ativa no território e muitas outras coisas.

    Isso sem falar nos cadastros e fichas de acompanhamento para atualizar e preencher, digitar…

    E o descanso dos ACS?
    Nem sempre dá… 

    Muitas vezes, eles visitam pessoas à noite, as vezes atendem pedidos para acompanhar àqueles que precisam de atendimento nos serviços de emergência.

    E até mesmo nos fins de semana, folgas e férias os usuários do SUS fazem solicitações aos Agentes quando os encontram na rua, no supermercado, no cinema, no shopping e etc…

    Parece muito? E é… Então, quando precisar de alguma coisa do Agente de Saúde, antes de pedir um favor, primeiro pergunte como está o seu dia.

    Seja gentil e solidário com o seu ACS
    #COMPARTILHE

    Artigos relacionados

    8 Comentários

    1. Não concordo…ficou parecendo que não temos horários e que as pessoas podem abordar os agentes a qualquer dia e horário. Trabalhamos 40 hs semanais.

      0
      0
    2. Isso retrata apenas os bons ACS! Onde que um agente nao vai ser abordado por um paciente? como se o agente pudesse controlar isso! A população precisa de cuidados e um bom agente faz a diferença.

      0
      0
        1. Sou abordada na igreja, no mercado, na rua, somos psicólogos,amigos, a pessoa que te informa, orienta, mantém sua lembrança das consultas, levam suas guias de exames, acompanhamento da equipe para coleta domiciliar, visita domiciliar, sabemos quem se foi,quem chegou,quem internou, quanto aumento de vetores, ser ACS, é ser companheiros dedicados ao serviço do bem da sua comunidade, amo meu trabalho

          0
          0
    3. Boa noite que bom se pudessemos ser um pouco solidário também com os ACE s neste jornada árdua que enfrentamos também enfrentando sol escaldante,mal cheiros intoxicaçao e eu vejo poucos relatos das instituições de saúde como se fossemos invisíveis como também por parte de muitos colegas vamos abraçar como uma única causa bjs

      0
      0
    4. Trabalhamos 40 h semanais pelo contrato, mas atendemos os pacientes sempre. Nós finais de semanas recebo msg de pessoas da microarea em que atuo pedindo orientações e receitas.Como foi dito antes, em supermercados, ruas, igreja, somos abordados e damos atenção a todos. Antonieta.

      0
      0

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo