O surgimento dos Deuses – O mito de Eco e Narciso

Espiritualidade
Visto 328 vezes des de 12 de janeiro de 2013.

O surgimento dos Deuses – O mito de Eco e Narciso

No início tudo era Caos.  Do Caos nasceram duas grandes forças, que foram chamadas Gaia (Terra) e Urano (céu). Urano vê Gaia e se apaixona por ela. Então o céu se aproxima da Terra e a cobre, copula com ela.

O problema começa pelo fato de que Urano era meio “tarado”.  Ele não queria parar de copular com Gaia. Então Gaia pede a seu filho mais velho, Cronos, que a ajude a se livrar do pai. Cronos atende ao pedido de sua mãe. Como não conseguiria derrotar o seu pai, ele trava uma luta feroz e consegue decepar seu membro masculino, seu pênis.

- Continua depois da Publicidade -

---

Do sangue do pênis de Urano saiu grande ódio. Esse ódio se transformou em grande força; essa força, em seres chamados Titãs. Depois desse fato, Urano se separou de Gaia de tal maneira que ninguém mais poderia alcançá-lo. E assim o céu se separou da Terra.

Cronos começa a se interessar por Réia, sua irmã. Começa a copular com ela. Réia passa a ter filhos. Com medo de que seus filhos façam com ele o mesmo que ele fez a seu pai e possam ocupar o lugar de governo de todos as coisas, Cronos começa a comer seus filhos. Toda vez que um nascia ele o engolia por inteiro.

Por um pedido de Réia à sua mãe Gaia, quando um de seus filhos nasce ela o esconde dentro das entranhas da mãe. Esse filho foi chamado de Zeus e foi criado por sua avó Gaia e por seus tios, os Titãs. Quando cresce, ele se revolta com a maneira como seu pai trata sua mãe e luta com seu pai. Ele vence a batalha com a ajuda de seus tios, os Titãs. Zeus então se torna o rei dos deuses.

O problema aconteceu quando Zeus casou-se com sua irmã, Hera. Zeus era muito “mulherengo” e Hera muito “ciumenta”. Hera fazia uma “marcação cerrada” em cima dele. Mas Zeus não podia ver um “rabo de saia” que logo ia atrás. Numa dessas tentativas, ele tem uma ideia.

Ele chama uma das musas ou ninfas que viviam no Olimpo, a casa dos Deuses, para tapear Hera enquanto ele mantinha relações com uma mortal. Essa musa era chamada Eco. Ela tinha o poder de envolver as pessoas enquanto falava. Todas as vezes que ela falava, as pessoas iam ficando sonolentas e entravam em transe.

Para que Eco o ajudasse, Zeus prometeu que se ele conseguisse o que queria lhe daria o amor de Narciso, o homem de quem ela gostava. Então Eco realiza o que Zeus havia pedido. Contudo, depois de um tempo Hera descobre tudo. O problema era que Eco era filha de deuses e, por esse motivo, Hera não poderia matá-la.

Contudo, Hera dá um castigo eterno para Eco: todas as vezes que alguém falasse com Eco ela não conseguiria conversar, somente repetir as últimas palavras que lhe foram dirigidas. Eco desce do monte Olimpo e estava andando nos bosques. De repente ela encontrou Narciso, seu amor. Narciso fica impressionado com a beleza da ninfa e tenta conversar com ela. Devido ao castigo de Hera, Eco somente repetia as últimas palavras do rapaz, não conseguia conversar com ele.

Muito chateado com isso, Narciso sai correndo e se depara com um grande lago. Ao abaixar-se para beber um pouco de água, ele depara com sua própria imagem. Ao ver uma imagem tão bela, fica impressionado e tenta alcançá-la. Ao fazer isso, ele cai no rio e, como não sabia nadar, morre afogado.

Pelo fato de ser um homem muito belo – considerado o homem mais belo de todos – as ninfas fizeram surgir uma flor no lugar onde ele caiu. Essa flor recebeu o nome de flor de Narciso. Vendo a morte de seu amado, ainda mais sendo provocada por sua impossibilidade de conversar com ele, Eco fica muito triste. Assim, ela foge para dentro de uma caverna. Lá na caverna ela vai ficando cada vez mais triste. Devido a essa tristeza, ela endurece o seu coração e, aos poucos vai se transformando em pedra.

Depois que ela se transformou em pedra, para que ela nunca fosse esquecida, suas irmãs, as ninfas, alteram a natureza e baixam uma norma que diz que “quando alguém entrar numa caverna e conversar lá dentro, suas últimas palavras serão ouvidas de volta.” Isso faria com que ninguém nunca se esquecesse de Eco

Pix Portal10

- Continua depois da Publicidade -

---
CONTINUE LENDO:
#COMPARTILHE:

Deixe uma resposta

- Continua depois da Publicidade -

---


Feito com muito amor!