Espiritualidade

A origem do Carnaval e uma visão do Espiritismo e Umbanda

READ IN:
  • Português
  • English
  • Sobre a origem do Carnaval

    Acredita-se que o carnaval pagão teve seu início quando foi oficializado o culto á Dionínio ou Baco na Grécia no Século VII antes de Cristo. Eram também chamadas de Dionísias ou Bacanais. Um culto sem escrúpulos algum, com muita bebida, sexo, orgias e exageros primitivos de todos os fins.

    Ao passar dos anos esse culto só foi crescendo e tomando formas mais estrondosas, prevendo a necessidade de organização o senado Romano proibiu as Bacanais e aos poucos foi sendo introduzido as artes teatrais a este culto como forma de organização.

    Após algum tempo foram tendo várias festas muito parecidas com as Dionísias ou Bacanais, porém com cultos á outros Deuses e motivos diversos como as Saturnálias (um culto ao Deus Saturno ou Cronos – Deus da Agricultura – que pregava a igualdade entre os homens), as Lupercais em homenagem ao Deus Pã (matou a loba que aleitara os irmãos Rômulo e Remo, fundadores de Roma).

    Enfim, com a introdução ao Cristianismo se teve a necessidade de incluir a festa pagã no calendário Cristão como a Festa da Carne.

    Os Espiritas / Umbandistas brincam o carnaval?

    Nós espíritas sabemos que no período do Carnaval temos muitas influências negativas causada pelos espíritos obsessores que pelo baixo campo vibracional atraído por inúmeras pessoas que acham que nessa época “podem tudo” como muito exagero à bebidas, drogas, orgias e etc.

    Nós umbandistas sempre fazemos nossas firmezas aos Exús alguns dias antes do carnaval, para que eles possam tentar impedir a presença desses obsessores na nossa caminhada.

    Lembrando que não adianta fazer as firmezas achando que está tudo certo e ir para a “zona”.

    Nós médiuns temos a obrigação e o compromisso com as nossas entidades de sempre ajudar dentro das nossas limitações, sempre dando o nosso melhor.

    Podemos brincar o carnaval sim, mas com responsabilidade e coerência.

    NOS AJUDE A MANTER ESSE TRABALHO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO:

    COMPARTILHE:

    Compartilhe no Whatsapp

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo