Presidente da CONACS fala sobre a Revisão da PNAB que EXTINGUE os ACS e ACE

 
Em matéria publicada no site epsjv.fiocruz que trata do assunto da Revisão da Política Nacional da Atenção Básica, que pretende EXTINGUIR os cargos de Agente Comunitário de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias, para criar um único profissional que faça todo o serviço, a  presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
Ilda Angélica Correia, fala um pouco sobre o tema:
Veja o texto abaixo:

**A proposta de junção dos agentes é diferente do que vinha sendo debatido: Uma atualização no perfil do profissional a partir de uma revisão das atribuições dos agentes comunitários e de combate às endemias.
Na reunião que “puxou” com o Ministério da Saúde, a Conacs apresentou o resultado de uma série de encontros que a Confederação promoveu com trabalhadores e pesquisadores para chegar à mesa de negociação com propostas definidas.
“Desde 2014 a gente vem se reunindo, debatendo essas questões.
Com o advento das portarias 958 e 959 a preocupação redobrou.
Tomamos a iniciativa de apresentar uma proposta partindo da perspectiva do trabalhador.
A gente entende que o Ministério da Saúde não pode analisar sozinho. Quem tem as condições reais para colocar as necessidades são os trabalhadores.
Concluímos o trabalho, apresentamos e, ainda sim, ficamos preocupados sobre o que está sendo elaborado de alteração nessa PNAB”, afirma Ilda Angélica.
Fonte: http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/guinada-biomedica

Sair da versão mobile