Jornal dos Agentes de Saúde: ACS e ACE

Revisão da Política Nacional da AB EXTINGUE os cargos de ACS e ACE

READ IN:
  • Português
  • English
  • Acabou de acontecer em Brasilia o  VII Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica que tratou dos assuntos sobre a revisão da PNAB.
    Nesse fórum foram apontadas medidas drásticas na Política Nacional da Atenção básica e uma delas é a extinção do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias – que seriam unificados em um único profissional.
    A extinção dos cargos e a criação de um novo profissional visaria integrar a Atenção Básica e Vigilância Sanitária, mas na verdade a medida vai mesmo é cortar os custos já que prevê criação de um outro profissional barato, que faça tudo ao mesmo tempo e sem qualquer direitos que já foram conquistados pelas categorias de ACS e ACE como o Piso nacional, a campanha de valorização, formação continuada e etc.
    Leia abaixo o eixo “Gestão da Atenção Básica”, do documento que fala sobre esse processo de EXTINÇÃO:

    Eixo 1: Gestão da Atenção Básica
    Território, Composição de equipes e Gestão do trabalho
    (Rodadas 1 e 2)
    A gestão do trabalho e a composição de equipes são temas sensíveis para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos no âmbito da Atenção Básica.
    Nas discussões do VII Fórum apareceram as seguintes questões: Reconhecimento da necessidade de diversificação e ampliação de possibilidades de composição das equipes mínimas da Estratégia de Saúde da Família e com financiamentos diferenciados de acordo com os tipos de profissionais e relacionando eles aos serviços de saúde ofertados nos territórios.
    Estabelecimento de competências para os profissionais das equipes da Atenção Básica.
    Apoio técnico aos municípios de pequeno porte.
    Definição e aprimoramento da Carta de Serviços da Atenção Básica.
    Considerar a transformar os ACS e ACE em um único Agente de Saúde, vinculado a equipe de Atenção Básica, integrando as atribuições dos dois agentes com a unificação do território da Atenção Básica e Vigilância Sanitária.
    Diferenciação regimes de trabalho, carga horária e vínculo dos trabalhadores de acordo com as demandas dos serviços a partir das características do território adiscrito. Criação de modalidades de Equipes.
    Tipo I básico (a equipe mínima), Tipo II com acréscimo de outros profissionais a partir de uma lista (como a que existe no NASF) além da equipe mínima com base na análise do território.
    A Gestão do Trabalho por competências dos profissionais na Atenção Básica fortalecendo o trabalho em equipe e o cuidado no território. A equipe de saúde bucal precisa compor a equipe mínima.
    A quantidade de pessoas cobertas deve estar correlacionada com a necessidade sanitária do território.

    Se quiser, Clique aqui e veja o que a Presidente da CONACS fala sobre isso.

    Está na cara que essas medidas prejudicarão a todos.

    Não podemos ficar calado diante da destruição do modelo do Sistema Único de Saúde.

    Daqui a pouco aparecerão com propostas cada vez mais descabidas até que quando você menos esperar,  vai se deparar com a EXTINÇÃO do próprio SUS.

    Artigos relacionados

    17 Comentários

    1. Não. Crédito em no que estou no que estou vendo.um programa criado ha 25 anos acabar assim sem o mínimo respeito. Pelo trabalho construído. Atraves de muita luta.deixo aqui minha indignação…#vamoslutaracseacedobrasil.justiça para categoria.

      0
      0
    2. Um trabalho que requer não somente dedicação como amor ao proximo acabar dessa maneira para somente evitar gastos, o auxílio de fazer campanhas de vacinação diminuindo o fluido de crianças sem vacinar. De mães que antes não acompanhavam o pré Natal e agora são cobrados por eles os ACS

      0
      0
    3. Isso é exatamente para que o Brasil veja porque Dilma não negociava com essa corja de malfeitores. Esses projetos estavam todos prontos para um ataque suicida a população mas só poderiam ir à prática com um mal elemento na presidência e não alguém com com o pensamento voltado para os mais pobres.

      0
      0
    4. Medidas que retrocedem a saude e a coloca em condiçoes de adoecimento.
      Sera que os nossos governos moram em outro pais? Nao e possivel que queiram destruir o nosso Brasil.

      0
      0
    5. Em vez de acabar com o programa,porque não diminui o salario dos deputados e governadores ,que só fica sentado sem fazer nada .Ai terá verba de sobra pra pagar as divida do nosso pais.

      0
      0
    6. Resultado disso: É que irá encher os pontos socorros com prssoas hipertensas e Diabéticas e idosos, crianças e outras prioridades de visitas domiciliares acamados ( VD) problemas não controlados. Será um gasto para os governos e outros

      0
      0
    7. Resultado disso: É que irá encher os pontos socorros com pessoas hipertensas e Diabéticas e idosos, crianças e outras prioridades de visitas domiciliares acamados ( VD) problemas não controlados. Será um gasto para os governos e outros

      0
      0
    8. Absurdo estes políticos corruptos não tem mais o que inventar . Isto é para dizer que estão trabalhando para ganhar os salários milionários estes vagabundos em quem votamos para querer agora acabar com a nossa categoria. Filhos da sem juízo e o eleitor que ainda saem sede suas residências para eleger estes filhos da desgraça.

      0
      0
    9. Precisarmos nos unir contra um absurdo desses,o agente é importante para comunidade,é o elo. Querem mesmo é acabar com atenção básica,de qualidade.

      0
      0
    10. Precisarmos nos unir contra um absurdo desses,o agente é importante para comunidade,é o elo. Querem mesmo é acabar com atenção básica,de qualidade.
      Precisamos fazer algo para nos fortalece.

      0
      0
    11. Os maiores gastos são com estes políticos corruptos que se fala só em milhões para o bolso e luxos deles. Deveriam acabar é com auxílio moradia, paletó, viagem etc. Eles já ganham o suficiente para suprir seus gastos e não precisam de auxílio não. Quem precisa de auxílio são as escolas e principalmente a saúde. Sem falar na segurança. Os brasileiros têm que cair na real, só o pobres que estão pagando o pato. Não se vê falar que vai abaixar os salários de políticos etc. Para eles só se vê falar em aumento.E o presidente fala em cortar gastos dos menos favorecidos? PÁRA BRASIL ACORDA!!!!! Nos países desenvolvidos se vê sim os políticos corruptos sendo mortos ou presos mas presos mesmo não essa safadeza que se vê aqui com mordomias.

      0
      0
    12. E lamentavel. Um bucado de bandido.sentado nas cadeitas so nos projidicando.nos trabalhadores.mas ta vindo as eleicoes jente facam como eu ja tem 03eleicoes que eu anulo todos os votos.

      0
      0
    13. São Paulo anulou os votos e subiu o Dória ao poder… não adianta. Corrupção não diferencia entre os candidatos. Todos são corruptos. Portanto vote em quem tem histórico de defesa do SUS e dos direitos sociais garantidos com muita luta e sangue. Não anule! Vote em quem tem o histórico de te defender!

      0
      0

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo