São João Batista – dia 24 de Junho – Xangô

Orixás
Visto 470 vezes des de 23 de dezembro de 2012.

São João Batista – dia 24 de Junho – Xangô

São João Batista / São Jerônimo /  São Pedro

João Batista é um personagem importante da Bíblia. “O Novo Testamento descreve as pregações e os batismos que ele realizava à margem do rio Jordão, em Israel, e que atraíam inúmeros fiéis. Um dos batizados foi o próprio Jesus Cristo”, diz o teólogo e escritor Ed René Kivitz, de São Paulo. Ainda segundo os escritos sagrados, João era um eremita e vivia numa gruta no deserto.

No ritual de mergulho nas águas do rio, que ele chamava de Batismo de Arrependimento, João insistia que os judeus fizessem penitência e se preparassem para a iminente chegada do messias – o Cordeiro de Deus. Por isso, sua associação com o filhote de carneiro. “João foi um líder espiritual de grande expressão em sua época”, continua o teólogo Ed Kivitz. “É considerado o primeiro profeta de Israel depois de um lapso de 400 anos sem profetas.”

- Continua depois da Publicidade -

---

Por ser filho de Isabel, prima de Maria, João Batista era também primo de Jesus em segundo grau. Sua história teve um final trágico. Degolado, sua cabeça foi oferecida numa bandeja para Salomé, filha do imperador Herodes. Onze séculos depois, na Idade Média, o santo se tornou popular quando os cavaleiros hospitalários e templários – guerreiros cristãos que defendiam Jerusalém dos muçulmanos – o adotaram como patrono.

“São João, acende a fogueira do meu coração.”

A alusão ao fogo na letra dessa canção popular também tem origem na Bíblia. Segundo se narra, Maria e Isabel, grávidas ao mesmo tempo, combinaram que a primeira a ter o bebê avisaria a outra, acendendo uma fogueira que pudesse ser avistada a distância no deserto da Judéia, onde viviam. Santa Isabel foi a primeira a acender o fogo, quando nasceu João.
É por isso que hoje as fogueiras são parte fundamental dos festejos do dia 24 de junho, assim como os foguetórios e balões que, segundo a tradição, acordam o santo, que é muito dorminhoco. Mas também extremamente festeiro.

Sincretismo – Xangô

Xangô

Na minha opinião a Umbanda é sincretismo puro, infelizmente……
É comemorado no dia de São joão o orixá Xangô.
Xangô também tem o sincretismo de ser São Jerônimo, São Pedro e São João Batista.

  • São Jerônimo: Xangô Lewi
  • São Pedro: Xangô Aganjú
  • São João Batista: Xangô Agodô

Daí vem os pontos:
“Meu pai são João Batista é Xangô, é dono do meu destino até o fim, o dia que eu perder a fé pleo senhor, que role uma pedreira sobre mim”

“Ele é o rei dos Astros, mas o seu nome é São Jerõnimo, Mas ele veio pelo ronco do trovão e o seu nome é Xangô Lewi… Lewi, Lewi, Lewi, ele é Xangô Lewi (bis)”

Mas em vários lugares vocês verão que cada santo é uma qualidade de Xangô diferente. O Sincretismo em si, não está na qualidade e sim no Orixá Xangô.

Pix Portal10

- Continua depois da Publicidade -

---
CONTINUE LENDO:
#COMPARTILHE:

Deixe uma resposta

- Continua depois da Publicidade -

---


Feito com muito amor!