Espiritualidade

São João Batista – dia 24 de Junho – Xangô

READ IN:
  • Português
  • English
  • São João Batista / São Jerônimo /  São Pedro

    João Batista é um personagem importante da Bíblia. “O Novo Testamento descreve as pregações e os batismos que ele realizava à margem do rio Jordão, em Israel, e que atraíam inúmeros fiéis. Um dos batizados foi o próprio Jesus Cristo”, diz o teólogo e escritor Ed René Kivitz, de São Paulo. Ainda segundo os escritos sagrados, João era um eremita e vivia numa gruta no deserto.

    No ritual de mergulho nas águas do rio, que ele chamava de Batismo de Arrependimento, João insistia que os judeus fizessem penitência e se preparassem para a iminente chegada do messias – o Cordeiro de Deus. Por isso, sua associação com o filhote de carneiro. “João foi um líder espiritual de grande expressão em sua época”, continua o teólogo Ed Kivitz. “É considerado o primeiro profeta de Israel depois de um lapso de 400 anos sem profetas.”

    Por ser filho de Isabel, prima de Maria, João Batista era também primo de Jesus em segundo grau. Sua história teve um final trágico. Degolado, sua cabeça foi oferecida numa bandeja para Salomé, filha do imperador Herodes. Onze séculos depois, na Idade Média, o santo se tornou popular quando os cavaleiros hospitalários e templários – guerreiros cristãos que defendiam Jerusalém dos muçulmanos – o adotaram como patrono.

    “São João, acende a fogueira do meu coração.”

    A alusão ao fogo na letra dessa canção popular também tem origem na Bíblia. Segundo se narra, Maria e Isabel, grávidas ao mesmo tempo, combinaram que a primeira a ter o bebê avisaria a outra, acendendo uma fogueira que pudesse ser avistada a distância no deserto da Judéia, onde viviam. Santa Isabel foi a primeira a acender o fogo, quando nasceu João.
    É por isso que hoje as fogueiras são parte fundamental dos festejos do dia 24 de junho, assim como os foguetórios e balões que, segundo a tradição, acordam o santo, que é muito dorminhoco. Mas também extremamente festeiro.

    Sincretismo – Xangô

    São João Batista - dia 24 de Junho - Xangô
    Xangô

    Na minha opinião a Umbanda é sincretismo puro, infelizmente……
    É comemorado no dia de São joão o orixá Xangô.
    Xangô também tem o sincretismo de ser São Jerônimo, São Pedro e São João Batista.

    • São Jerônimo: Xangô Lewi
    • São Pedro: Xangô Aganjú
    • São João Batista: Xangô Agodô

    Daí vem os pontos:
    “Meu pai são João Batista é Xangô, é dono do meu destino até o fim, o dia que eu perder a fé pleo senhor, que role uma pedreira sobre mim”

    “Ele é o rei dos Astros, mas o seu nome é São Jerõnimo, Mas ele veio pelo ronco do trovão e o seu nome é Xangô Lewi… Lewi, Lewi, Lewi, ele é Xangô Lewi (bis)”

    Mas em vários lugares vocês verão que cada santo é uma qualidade de Xangô diferente. O Sincretismo em si, não está na qualidade e sim no Orixá Xangô.

    NOS AJUDE A MANTER ESSE TRABALHO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO:

    COMPARTILHE:

    Compartilhe no Whatsapp

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo