Uso do celular no trabalho pode causar demissão por justa causa

Empregos & Concursos
Visto 508 vezes des de 30 de março de 2019.

Uso do celular no trabalho pode causar demissão por justa causa

Você sabe o que é desídia?

Se você costuma usar o seu celular exageradamente no ambiente de trabalho, é bom ficar atento às normas da Consolidação das Leis do Trabalho. Ela prevê até demissão por Justa causa.

- Continua depois da Publicidade -

---

Pouca gente sabe, mas o uso exagerado de celular, aplicativos e redes sociais durante o trabalho pode resultar em demissão por justa causa.

O motivo está na Consolidação das Leis do Trabalho. É a desídia, prevista no artigo nº 482, que é desempenhar as atividades profissionais com preguiça, desinteresse pela função, agir com negligência, desleixo, desatenção.

… Art. 482 – Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:

e) desídia no desempenho das respectivas funções; …

As regras de limitação ou proibição do uso de celulares, aplicativos ou redes sociais no trabalho, devem estar previstas em contrato, ou ser comunicadas ao empregado.

No âmbito do Serviço Público, as regras também podem se aplicar, como já vimos na matéria Agente de saúde é demitido por usar o celular no trabalho, onde o Poder Executivo aplicou a pena de demissão ao ocupante do cargo de provimento efetivo de Agente Comunitário de Saúde (veja essa matéria clicando aqui).

Então, se você costuma usar o seu celular exageradamente no ambiente de trabalho, é bom ficar atento às normas da Consolidação das Leis do Trabalho. Prevista no artigo 482 da CLT, caracteriza desídia o desempenho de atividades profissionais com preguiça, desinteresse pela função, agir com negligência e desatenção.

Em compensação, Receber mensagens do patrão (empregador) por aplicativos, celulares ou programas fora do horário de trabalho pode gerar horas extras e você pode saber mais sobre isso CLICANDO AQUI.

📺 Veja abaixo a Reportagem da TV Justiça sobre o caso de demissão por justa causa devido ao uso do celular:

Reportagem da TV Justiça sobre o caso de demissão por justa causa devido ao uso do celular

Confira outras dicas para não ser demitido por Justa Causa na matéria: Demissão por JUSTA CAUSA: Siga essas dicas para não cair nessa (clicando aqui)

#COMPARTILHE

Pix Portal10

- Continua depois da Publicidade -

---
CONTINUE LENDO:
Tags: ,
#COMPARTILHE:

Deixe uma resposta

- Continua depois da Publicidade -

---


Feito com muito amor!