Governo anuncia curso e reajuste salarial para os ACS e ACE durante reunião

Curso e reajuste salarial para os ACS e ACE: Essa semana a câmara dos deputados divulgou em seu site as informações sobre a reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, que aconteceu na última sexta-feira (02/10), onde houve entre outros, o anúncio do lançamento do Curso Técnico para os ACS e ACE.

O referindo curso que parece ser uma reivindicação antiga das categorias, deverá ser aproveitado por cerca de 370 mil agentes. Ele provavelmente terá início a partir de março de 2021 e será disponibilizado na modalidade a distância com a intenção de promover uma melhor capacitação dos Agentes.

A reunião onde foram dados esses informes foi marcada para comemorar o Dia Nacional do Agente de Saúde, que é comemorado todo dia 4 de outubro, e durante a mesma uma outra notícia foi divulgada para sanar uma dúvida que está tirando o sono desses profissionais.

Essa dúvida trata-se da possibilidade de cumprimento do calendário de Reajuste do Piso Nacional dos agentes que foi fixado na lei n° 13.708/18.

Sobre o reajuste salarial para os ACS e ACE em 2021

Para esclarecer tudo e tranquilizar os Agentes o deputado Dr. Leonardo disse que, apesar da proibição de aumentos para servidores públicos até o final de 2021, o reajuste do piso dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias está garantido por lei e passará de R$1.400,00 (mil e quatrocentos reais) para R$1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais) em janeiro de 2021. VEJA A LEI QUE GARANTE ESSE REAJUSTE CLICANDO AQUI.

Durante a mesma reunião, também foi lembrado que esses agentes estão sendo muito importantes no combate à Covid-19, pois eles (os agentes), conhecem de perto as famílias de um município, estão todos os dias em contato com essas famílias.

Os agentes são mais do que linha de frente, eles estão à frente da linha de frente da Covid. E não só da Covid mas de todas as outras endemias, de todas as outras doenças.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Conheça a nossa página no Facebook CLICANDO AQUI

Sair da versão mobile