Conheça os Exús Catiços – (parte 1)

Exús
Publicado em: 27 de maio de 2010 - Visto 1592 vezes.
Langues / Languages:
  • Português
  • English
  • Français

  • Conheça os Exús Catiços – (parte 1)

    Uma dúvida muito comum é não saber a diferença de exú catiço, para exú orixá… então vamos lá:

    Exú orixá, Exú bara:

    Conheça os Exús Catiços - (parte 1)

    Cultuados nos candomblés, Exú é filho de Iemanjá e irmão de Ogun e Oxossi. Dos três é o mais agitado, capcioso, inteligente, inventivo, preguiçoso e alegre. É aquele que inventa historias, cria casos.

    - Continua depois da Publicidade -

    A palavra “Exu” significa, em ioruba, “esfera”, aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim. Exu é o principio de tudo, a força da criação, o nascimento, o equilíbrio negativo do Universo, o que não quer dizer coisa ruim. Exu é a célula mater da geração da vida, o que gera o infinito, infinita vezes.

    É considerado o primeiro, o primogênito; responsável e grande mestre dos caminhos; o que permite a passagem o inicio de tudo. Exu é a força natural viva que formenta o crescimento. É o primeiro passo em tudo. É o gerador do que existe, do que existiu e do que ainda vai existir.

    - Continua depois da Publicidade -

    Muitas são as confusões e equívocos relacionados a Exu, o pior deles o associa à figura do diabo cristão; pintam-no como um deus voltado para a maldade, para perversidade, que se ocuparia em semear a discórdia entre os seres humanos. Na realidade, Exu contém em si todas as contradições e conflitos inerentes ao ser humano.

    Exu não é totalmente bom nem totalmente mau, assim como o homem: um ser capaz de amar e odiar, unir e separar, promover a paz e a guerra.

    O maniqueísmo, próprio das grandes religiões monoteístas, não se aplica ao Candomblé, muito menos a Exu.

    A cultura africana desconhece oposições, em especial a oposição entre bem e mal; sabe-se aqui que o bem de um pode perfeitamente ser o mal de outro, portanto, cada um deve dar o melhor de si para obter tudo de bom em sua vida, sempre cultuando, agradando e agradecendo a Exu, para que ele seja, no seu cotidiano, a manifestação do amor, da sorte, da riqueza e da prosperidade.

    Exu é o dono do mercado, o seu guardião, por isso todo comerciante e aqueles que lidam com venda devem agradar a Exu.

    Acho que agora deu pra saber realmente o que é o Exú Bara, Exú orixá no para saber mais sobre os Exus catiços CLIQUE AQUI ou acesse: https://www.portal10.info/junho-homenagem-aos-exus-caticos-parte-2/

    Sending
    Avaliação dos leitores
    0 (0 voto)

    Sobre o autor:

    Esse post foi publicado em 27 de maio de 2010 por Alexandre Santos.
    Blogueiro desde 2009 - Programador - Amante da tecnologia e internet.
    #COMPARTILHE:
    .
    Receba as novidades
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    0
    Deixe sua dica ou opinião sobre o assunto.x
    ()
    x