Saúde e Bem Estar

O que é Disfagia?

Você sabe o que é Disfagia?

Disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimento ou saliva.

Pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos, podendo trazer sérias conseqüências à saúde.Na Disfagia ocorre um desvio do alimento ou da saliva, obstruindo parcialmente ou completamente as vias respiratórias.

Esse desvio pode ser facilitado também pelo envelhecimento natural das estruturas envolvidas na deglutição (lábios Língua, Bochecha e etc.).

--- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ---

Além do envelhecimento das estruturas, o acidente vascular encefálico (derrame), o traumatismo craniano, as doenças neurológicas (como Parkinson e Alzheimer), as distrofias musculares e o câncer de cabeça e pescoço podem causar a Disfagia.

Pode ainda surgir devido a próteses dentárias mal adaptadas, refluxo gastroesofágico grave e após longos períodos de entubação.É necessário o entendimento de que a Disfagia, além de provocar problemas emocionais e o isolamento social, causa problemas sérios, como desidrataçãodesnutrição e pneumonia, além do risco de morte por asfixia.

O que fazer ao perceber sintomas de Disfagia?

Alterações da deglutição devem ser diagnosticadas e tratadas conjuntamente por médicosenfermeirosnutricionistas e, fundamentalmente, fonoaudiólogos, que são os profissionais aptos ao trabalho específico da função.

ATENÇÃO: A Disfagia não é uma doença por si só, mais um sintoma de que alguma alteração pode estar ocorrendo, sendo imprescindíveis a orientação e o tratamento adequados.

-Orientações-

Durante a alimentação:

  • Mantenha a postura ereta e confortável, nunca coma deitado, salvo em caso de orientações específicas;
  • Coma sem pressa;
  • Mantenha a prótese dentária bem adaptada;
  • Caso necessário, coma alimentos mais pastosos e tome líquidos mais grossos, pois o engasgo com alimento líquido é o mais freqüente.

A atenção e o auxilio às pessoas com dificuldades de engolir são muito importantes para diminuir as complicações provocadas pela Disfagia.O envelhecimento não ocorre igualmente em todo ser humano.

Alguns apresentam maiores dificuldades neste processo. Contudo, com o avançar da idade, todos necessitam de atenção e cuidados específicos para que isso ocorra de forma saudável.Envelhecer não é adoecer.

É fundamental oferecer orientações aos idosos, ás suas famílias e à sociedade como um todo sobre os cuidados que esta fase da vida requer.Todos precisam aprender a envelhecer com saúde, com qualidade de vida.

Buscando essa qualidade, a alimentação é um ponto a ser acompanhado de perto. Mais do que uma necessidade, alimentar-se é também um ato de socialização, que une pessoas, da alimentação aos jantares de negócios ou ás reuniões em família, isso sem falar na satisfação do prazer de comer.

São sensações que não precisam ficar apenas na lembrança do idoso.Com algumas dicas, é possível continuar a alimentação de forma adequada, reconhecer alterações neste processo e procurar o tratamento adequado.

Observação: Se você perceber que uma pessoa apresenta dificuldades de engolir, sensação  de algo parado na garganta, tosses ou engasgos freqüentes causados por alimentos ou pela saliva, notar cansaçofebrerouquidão ou restos de comida na boca após a alimentaçãoCuidado!

Você pode estar diante de uma DISFAGIA
O nome pode ser estranho, mas o problema é mais comum do que você imagina.
Informe-se!

Fonte: Folder dos Conselhos de Fonoaudiologia – www.fonoaudiologia.org.br.

SUA AVALIAÇÃO:
2 votos e 5 pts
--- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ---

Receba novidades no seu email:

* Obrigatório

Recomendados:

9 Principais Cuidados com Lentes de Contato

Portal10

Cerca de 200 lotes de remédios para Hipertensão serão recolhidos pela ANVISA

Portal10

Lúpus: Conheça os sintomas e tratamento

Portal10

DEIXE SEU COMENTÁRIO