Os perigos da Exposição ao sol sem proteção para os ACS e ACE

O sol vai começar a arder e na nossa profissão de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias estamos expostos ao sol durante todo o dia e nos horários mais perigosos.

Por isso é muito bom se proteger das ameaças causadas pelos Raios Ultra Violetas (UVA e UVB).
Quando se trata de proteção solar, é importante levar em consideração que os raios UVA e UVB são muito nocivos à saúde e precisam ser bloqueados para evitar danos à pele.

Apesar de os UVC ficarem retidos na camada do ozono, os UVA e os UVB atingem o solo e produzem efeitos terríveis a nível da pele.
Os mais comuns são:

Os UVA são os raios de efeito cumulativo que, com o tempo, levam ao aparecimento de rugas, manchas e sinais da idade; já os UVB, mil vezes mais fortes que o UVA, são os responsáveis pela vermelhidão e sensação instantânea de queimadura.

Ou seja, se o UVB demora um segundo para queimar a pele, o UVA vai demorar mil segundos, ou cerca de 17 minutos.

Entretanto, isso não significa que um seja menos nocivo que o outro.
Na verdade, o tempo necessário para que os efeitos danosos de cada um deles apareçam na pele é que é diferente.

Por isso não podemos deixar de nos proteger de maneira eficaz e cuidadosa ou poderemos adquirir enfermidades com sequelas muitas das vezes IRREVERSÍVEIS.

Uma ÓTIMA dica é usarmos uma boa Loção Bloqueadora.
Algumas loções tem fórmulas especiais enriquecida com agentes emolientes e umectantes como Manteiga de Cupuaçu e Glicerina, Óleo de Girassol, Café Verde e Cenoura, que ajudam a evitar perda de umidade, preservando a hidratação natural da pele e toque sedoso.

São Indicadas para peles muito sensíveis ou para quem passa muito tempo exposto ao sol.

Sair da versão mobile