Jornal dos ACS e ACE

Agentes de Saúde realizarão Ato Público para exigir direitos negados

Hoje, recebemos pelo menos 3 mensagens de alguns Agentes Comunitários de Saúde do Município de Nova Iguaçu / RJ, informando que eles realizarão um Ato Público para reivindicar os direitos que estão sendo negados pela atual administração do município.
Na mensagem eles explicam que desde que essa atual administração entrou, estão sofrendo com a falta de negociações e condições para realizar o trabalho de maneira eficaz e por isso pedem o apoio de TODA A POPULAÇÃO na realização do Ato.


Segue o texto que recebemos:

Dos ACS (Agente Comunitário de Saúde) de Nova Iguaçu
Para Você Cidadão Iguaçuano
Você sabia :

  • Que a Prefeitura de Nova Iguaçu exige que os ACS realizem alguns trabalhos internos e isso atrasa as visitas mensais em sua residência para cuidar de sua família.

 

  • Que mesmo cuidando de pacientes com diversas patologias infectocontagiosas e trabalhando em áreas de risco, os ACS de Nova Iguaçu não tem direito ao Adicional de insalubridade, nem periculosidade!

 

  • Que o ACS está exposto diariamente a irradiação solar e a prefeitura não fornece nenhum equipamento de proteção.

 

  • Que a Prefeitura de Nova Iguaçu tem transferido ACS de seu local de trabalho deixando a população sem o acompanhamento do ACS, desrespeitando Leis Federais, e não fornece o valor da passagem integral.

 

  • Que o ACS não recebe vale refeição, nem uma garrafinha de agua.

 

  • Que Nova Iguaçu recebe verba do Governo Federal para repassar aos ACS um incentivo adicional e não faz isso desde 2012!!

 

  • Que o Governo Federal repassa a maior parte de nosso salário.

O ACS trabalha com promoção, prevenção de Saúde e cidadania.
Não somos e nem temos os nossos direitos respeitados pela Prefeitura Nova Iguaçu. Para falar de saúde temos que ter saúde, respeito e dignidade em nosso trabalho.
É por essas e outras questões de interesse público que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Nova Iguaçu realizarão um Ato Público no dia 18/03/2015 que se iniciará as 10:00 na Praça Rui Barbosa / Centro de Nova Iguaçu.

Compareça, traga seus amigos e ajude a esses profissionais na luta pela Valorização da Saúde Iguaçuana.

OBS: Caso você queira apoiar esses profissionais e/ou saber mais sobre esse Ato Público, acesse a página do evento no Fecebook no Link: https://www.facebook.com/events/654279361384529/

Recomendados:

ACS é confundido com X9 e executado em praça pública

Portal10

Equipes que perderam Profissionais do Mais Médicos continuarão recebendo incentivo financeiro federal

Portal10

Aprenda a preencher a ficha de Visita Domiciliar e territorial – eSUS

Portal10

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe sua opinião