Jornal dos Agentes de Saúde: ACS e ACE

Inconsistências do e-SUS já podem ser vistas no e-Gestor AB

READ IN:
  • Português
  • English
  • Como ver as inconsistências do e-sus: A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), em seu informativo do último dia 16/02 informou que agora, os cadastros inconsistentes do programa e-SUS, podem ser visualizados no e-Gestor AB.

    Essa é mais uma facilidade, pois o novo relatório, além de mostrar os registros que não foram para base federal, mostra também os motivos pelos quais não foram considerados.

    Para auxiliar os municípios no processo de monitoramento dos cadastros da população na Atenção Primária à Saúde (APS), está disponível os relatórios que mostram quais os registros que estão inconsistentes.

    Pesquisando inconsistências do e-sus

    A pesquisa pode ser feita no e-Gestor AB e traz também o motivo pelo qual o cadastro não subiu para a base federal do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab).

    Vale lembrar que o cadastro do indivíduo na APS é base para o cálculo da capitação ponderada, um dos componentes do novo modelo de financiamento, o Previne Brasil.

    Relatórios mais detalhados vão subsidiar os gestores a identificar a real situação do cadastramento do município.

    Assim, a gestão conseguirá junto com as equipes de saúde providenciar as melhorias na estratégia dos cadastros dos cidadãos.

    Onde visualizar esses relatórios?

    Os relatórios estão no Painel de cadastros, no espaço do Sisab dentro do e-gestor AB. Procure por “Inconsistências de cadastros individuais” e baixe o arquivo.

    Como informado na Matéria sobre a nova verão do e-SUS AB PEC e ACS, os cadastros dos cidadãos já podem ser feito com o CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) por todos os integrantes da equipe de Saúde da Família ou equipe de Atenção Primária.

    O registro das informações de cadastro pode ser feito por meio do sistema de Coleta de Dados Simplificada (CDS), Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) ou sistemas próprios/terceiros.

    Fonte: Informativo SAPS em 16 de fevereiro de 2020 & e-Gestor AB

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo