Entenda o real objetivo da portaria que DESCREDENCIOU mais de 7 mil ACS’s

Atenção Primária - SUS - Jornal dos Agentes de Saúde: ACS e ACE
Publicado em: 13 de julho de 2021 - Visto 3659 Vezes.

  • #SHARE / COMPARTILHE:
  • Compartilhe no Whatsapp
  • Compartilhe no facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no PINTEREST
READ IN:
  • PortuguêsPortuguês
  • EnglishEnglish
  • Após vários questionamentos de profissionais de todo brasil, esse post vem para tentar esclarecer o real objetivo da Portaria Nº 1.534 do Ministério da Saúde que descredenciou 7.790 Agentes Comunitários de Saúde em mais de 380 Municípios do Brasil.

    Com a publicação da referida portaria falando do descredenciamento, muita gente ficou com dúvidas gerando especulações de que isso seriam demissões em massa, funcionários fantasmas e etc.

    Mas, o que realmente quer dizer essa portaria?

    Primeiramente, devemos entender que o CREDENCIAMENTO, é apenas a autorização para se realizar a contratação de pessoal, nesse caso, o profissional Agente Comunitário de Saúde.

    O que acontece, é que os municípios solicitam ao Ministério da Saúde o credenciamento de uma quantidade de ACS’s. Uma autorização para realizar concursos, efetivações, processos seletivos de profissionais. E depois de passar por todos os tramites necessários o município consegue essa autorização.

    A questão é que após a publicação AUTORIZANDO essas contratações o município tem um prazo para que os dados desses profissionais sejam inseridos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

    Caso o município não cumpra esse prazo, o Ministério da Saúde faz o DESCREDENCIAMENTO dessa quantidade de profissionais solicitada, e o município terá que refazer a solicitação (caso ainda haja interesse), e passar por todo o processo de autorização novamente.

    RESUMINDO: Esse descredenciamento, NÃO RETIRA OS PROFISSIONAIS que já estão atuando do sistema, mas sim, informa ao município que por não cumprimento do prazo, ele não está mais autorizado a realizar essas contratações, a não ser que faça a solicitação novamente.

    Muito cuidado com pessoas que tentam impor o medo e espalhar o pavor na categoria para depois utilizá-la como massa de manobra. #COMPARTILHE somente a VERDADE!

    Aproveite e veja Como saber se você está devidamente cadastrado no CNES CLICANDO AQUI.

    Sobre o autor:

    Esse post foi publicado em 13 de julho de 2021 por Alexandre Santos.
    Servidor Público Concursado, Agente Comunitário de Saúde (desde 2011) - Graduando em Fisioterapia (2014), Escritor e Editor dos sites: Portal10.Info e PortalParalelo.Com.
    Tags: , #SHARE / COMPARTILHE:

    5 3 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments